Foto de um cartaz com facilitação gráfica que mostra a história do Alana de 1994 a 2022.

Nossa história

Alana, há três décadas garantindo o futuro no presente.

Nossa história começa há 27 anos, cada um deles construindo, com excelência, novos olhares para temas urgentes da sociedade sobre as múltiplas infâncias.

A história do Alana é espelhada na missão de garantir direitos em escala global, com foco, acima de tudo, nas mudanças socioambientais de longo prazo.

Entende as crianças como sujeitos de direitos, criadoras e protagonistas de formas singulares de ser, estar, pensar, sentir e participar do mundo.

Assim, elas estão em um processo único de desenvolvimento físico, emocional, cognitivo, social e simbólico e, portanto, precisam de um olhar atento das famílias, do Estado, da sociedade e de todas as comunidades.

Além disso, o Alana ampliou sua atuação também para os adolescentes, seguindo a Convenção sobre os Direitos da Criança da ONU – da qual o Brasil é signatário – e estabelece a proteção das pessoas até 18 anos de idade.

Articulação em rede para transformações de alto impacto

O trabalho em rede está no nosso DNA, na nossa busca constante de soluções para os complexos problemas sociais. Promovemos encontros de saberes para transformar o hoje e garantir um futuro digno para todas as pessoas.

Expansão e cruzamento de parcerias

Comunicação, advocacy e articulação constituem o tripé da política de parcerias do Alana

Nossa expertise é a conexão e o engajamento para a transformação social.  Construímos redes entre diversos atores em prol de objetivos comuns, para fazer uma iniciativa reverberar. 


Você pode filtrar abaixo que áreas do Alana você deseja ver os marcos:

A origem do trabalho do Alana. Imagem de cima do território do Jardim Pantanal.

1994

Alana & Instituto Alana

A origem do trabalho do Alana

Ana Lucia Villela e Alfredo Egydio Villela Filho iniciam um trabalho de apoio à população do Jardim Pantanal, após constatarem que um terreno deles havia sido ocupado por inúmeras famílias.

Contrução do Espaço Cultural Pantanal. Na imagem, homens trabalham com cimento e estacas de madeira na construção do espaço.

1997

Alana

Construção do Espaço Cultural Pantanal

É realizado um mutirão pelos moradores para erguer o Espaço Cultural Pantanal, que abriu as portas em 1997. O Espaço oferecia aulas de capoeira, recreação, artesanato e alfabetização para jovens e adultos.

Na imagem, a fachada de uma casa colorida, com um letreiro escrito: "Espaço Cultural Alana".

2002

Alana & Instituto Alana

Nasce o Instituto Alana

Depois de oito anos de atuação junto à comunidade do Jardim Pantanal, Ana Lucia e Alfredo criam o Instituto Alana – organização não governamental e sem fins lucrativos. Isso possibilita a formalização do trabalho feito com a população da região.

Na imagem, uma praça no Jardim Pantanal.

2003

Alana & Instituto Alana

Criança em foco

Com a formalização do Alana e a ampliação do espaço físico no Jardim Pantanal, se tornou possível a inauguração de um Centro de Educação Infantil, conveniado à Prefeitura de São Paulo.

Na imagem, um grupo de idosos posa para a foto ao lado de um cartaz escrito: "Núcleo de Atendimento ao Idoso - Jardim Pantanal".

2004

Instituto Alana

Ampliação do trabalho

Na busca por atendimento para as diversas demandas da população, o Espaço Alana começou a investir em projetos para todas as faixas etárias. Dessa forma, a organização do trabalho foi dividida em núcleos: Centro de Educação Infantil e Núcleo de Recreação e Cultura. Núcleo de Iniciação Profissional e Núcleo de Atendimento ao Idoso – respectivamente CEI, Nureca, NIP e NAI.

Na imagem, crianças brincam com adultos em um piquenique.

2006

Alana & Instituto Alana

Criação do programa Criança e Consumo

Alana cria o programa Criança e Consumo, que tem como missão promover a conscientização e a defesa dos direitos da criança frente à publicidade infantil. O programa é lançado no I Fórum Internacional Criança e Consumo, organizado em São Paulo. Foi o início de uma articulação nacional em torno do tema, que reune pais, professores, acadêmicos e formadores de opinião interessados em discutir o contexto do consumo e da criança no país.No evento, também foi lançada a edição brasileira do livro “Crianças do Consumo: A infância roubada”, da psicóloga norte-americana Susan Linn.

Banda Alana é criada. Na imagem, um grupo de pessoas sorri para a foto.

2007

Alana & Instituto Alana

Banda Alana é criada

O Espaço Cultural Pantanal cria um Grupo de Prática Musical com o objetivo de dar oportunidade para crianças e jovens por meio da música. Após muitos resultados importantes e positivos, nasce a Banda Alana.

Saiba mais
Alana & Instituto Alana

Fundação da produtora Maria Farinha Filmes

O Alana acredita no poder tranformador dos filmes. E desta vontade de contar histórias que possam mudar o mundo, é criada a produtora Maria Farinha Filmes.

Alana & Instituto Alana

Primeiras ações contra publicidade infantil no Brasil

Acontece o início da atuação jurídica do Criança e Consumo, com as primeiras representações e denúncias de publicidade infantil às autoridades nacionais. São feitas contra a Nestlé, por uma campanha do Chokito e também as empresas Level Up, NeoPets, SpaceKids e Habbo Hotel, por publicidade em jogos online. A proteção das crianças na internet já era prioridade, desde o início do programa Criança e Consumo. Neste ano, também é publicado nosso primeiro artigo que propõe uma reflexão sobre o Dia das Crianças e que tipo de infância estávamos construindo no país. O texto também demonstra publicamente nosso apoio ao PL 5921/01, que visa regular a publicidade dirigida às crianças.

Alana & Instituto Alana

Alana lança formações para educadores no Jardim Pantanal

Espaço Alana desenvolve piloto do Centro de Formação, iniciativa com cursos e palestras para educadores. A contribuição nasceu da preocupação de proporcionar a crianças e adolescentes da Zona Leste uma melhor qualidade de ensino.

2008

Alana & Alana LAB

Criança, a alma do negócio

Criança e Consumo, em parceria com a produtora Maria Farinha Filmes, lança o documentário “Criança, a alma do negócio”. O filme foi o primeiro audiovisual brasileiro que discutiu o tema da publicidade infantil.

Alana & Instituto Alana

Ampliação de ações e reconhecimento nacional do Criança e Consumo

O PL 5921/01 é aprovado pela Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, marcando o reconhecimento nacional do programa Criança e Consumo. No mesmo ano, são feitas representações e denúncias importantes. Uma delas é contra a Dell Valle, por uma promoção direcionada a crianças com os bonecos “Espremidinhos”. A outra é da marca Mauricio de Sousa, pela presença de publicidade infantil em publicações da Turma da Mônica. É criado o Conselho Consultivo do Criança e Consumo, com especialistas de diferentes áreas que atuam na relação entre publicidade, consumo e infância.

Criança e Consumo realiza mobilização nacional pelo fim da publicidade infantil. Na imagem, uma mão pintada de branco faz sinal de "pare".

2009

Alana & Instituto Alana

Criança e Consumo realiza mobilização nacional pelo fim da publicidade infantil

Lançamento do manifesto virtual “Publicidade Infantil Não”, com adesão de mais de 15 mil pessoas e 150 importantes organizações da sociedade civil. Também foi realizada a primeira de muitas denúncias contra o SBT, neste caso por publicidade infantil no programa Bom Dia e Cia.

Saiba mais
Semana Mundial do Brincar

2010

Alana & Instituto Alana

Semana Mundial do Brincar

O Espaço Alana participou da 1º Semana Mundial do Brincar, uma iniciativa da Aliança pela Infância que homenageia a importância do brincar.

Alana & Instituto Alana

Criança e Consumo ocupa novos espaços

É consolidada a Frente Parlamentar pela Regulação da Publicidade de Alimentos, com participação de 40 entidades. Também neste ano, o Criança e Consumo apresenta uma representação importante contra o McDonald’s, pela estratégia do McLanche Feliz como publicidade infantil de produtos alimentícios. Também foi lançado o blog Consumismo e Infância, com textos sobre cidadania e mobilização, comportamento, política e legislação, saúde e sustentabilidade. No mesmo ano realiza duas importantes pesquisas. A primeira, Datafolha Consumismo na Infância, trouxe o dado surpreendente de que 73% dos pais concordam que deveria haver restrições à publicidade infantil. A segunda é um levantamento da quantidade de publicidade infantil televisiva.

Saiba mais
Realização de Cine Debates com educadores. Na imagem, quatro adultos brancos estão no palco em uma mesa de debate.

2011

Alana & Instituto Alana

Realização de Cine Debates com educadores

Em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, o programa Criança e Consumo realiza Cine Debates por todo país. A iniciativa tinha como objetivo capacitar professores para o uso dos materiais do Alana enviados às escolas de todo o Estado, sensibilizando sobre o tema da infância e do consumismo.

Como forma de protesto, o Criança e Consumo vai até a sede da Mattel e entrega à empresa o Prêmio Manipuladora por veicular cerca de 8.900 anúncios de publicidade infantil próximo ao Dia das Crianças.
No campo da atuação jurídica, uma grande vitória: o SBT é condenado por fazer merchandising durante o programa infantil Bom Dia e Cia. O valor da multa é de R$ 1 milhão.

Alana & Instituto Alana

Nasce a Feira de Troca de Brinquedos

Criança e Consumo realiza sua primeira “Feiras de Trocas de Brinquedos”, em parceria com o Movimento Boa Praça. A iniciativa convoca anualmente famílias de todo Brasil a substituir o comprar pelo brincar.

Saiba mais
Alana & Instituto Alana

Banda Alana realiza parceria com o MAM

Neste ano, a Banda Alana firma parceria de continuidade com o Museu de Arte Moderna (SP) para a realização dos eventos “Domingos no MAM” e “Família no MAM”

Saiba mais
Alana & Instituto Alana

Instituto Alana firma parceria com o Território do Brincar

Instituto Alana se torna correalizador do Território do Brincar, um trabalho de pesquisa, escuta, intercâmbio de saberes, registro e difusão da cultura infantil.

Saiba mais
Muito Além do Peso: na imagem, uma criança de blusa vermelha come batata frita de um pacote de salgadinho.

2012

Alana & Instituto Alana

Documentário Muito Além do Peso

Criança e Consumo, em parceria com a Maria Farinha Filmes, lança o documentário Muito Além do Peso, que trouxe à tona a discussão pública da epidemia da obesidade infantil no país. Dirigido por Estela Renner e patrocinado pelo Instituto Alana, o documentário “Muito Além do Peso” é um retrato fiel e panorâmico da obesidade, a maior epidemia infantil da história. Para colorir e sonorizar o problema com histórias e personagens reais, a equipe percorreu as cinco regiões do país, mergulhou em diferentes realidades sociais, e entrevistou especialistas do Brasil, América Latina, Estados Unidos, Europa e Ásia. São histórias de crianças, pais, professores e médicos que emocionam, chocam, informam e alertam sobre a obesidade. Recheada por dados numéricos, o filme constrói um painel amplo e reflexivo sobre a questão.

Saiba mais
Alana & Instituto Alana

Inauguração Bibliotca do Espaço Alana

Com a missão de promover a construção das autonomias relativas ao acesso à leitura e atrativos culturais, Espaço Alana inaugura uma biblioteca.

Alana & Instituto Alana

Território do Brincar inicia pesquisa sobre o brincar das crianças de diversas regiões do país

Entre abril de 2012 e dezembro de 2013, os documentaristas Renata Meirelles e David Reeks, acompanhados de seus filhos, percorreram o Brasil. Eles visitaram comunidades rurais, indígenas, quilombolas, grandes metrópoles, sertão e litoral, revelando o país através dos olhos de nossas crianças. Este intenso trabalho de pesquisa foi sistematizado, dando origem a diversas produções culturais: um filme de longa metragem, dois livros e duas séries infantis para TV, filmes de curta metragem, artigos

Saiba mais
Alana & Instituto Alana

Alana integra o Consea e o Conanda

Criança e Consumo toma posse no Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e no Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), órgãos nos quais o Alana continua atuando.

No mesmo ano, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, é lançada a cartilha Consumismo Infantil na Contramão da Sustentabilidade. Por fim, o Procon-SP condena Bauducco a pagar multa pela campanha “Bichinhos dos sonhos”, em mais um desfecho vitorioso de caso denunciado pelo programa.

Saiba mais
Alana & Alana Foundation

Inauguração do Alana Foundation

Alana funda em 2012, nos Estados Unidos, a Alana Foundation. Uma organização filantrópica familiar que atua nos setores de meio ambiente, educação inclusiva e pesquisas na área de saúde por meio de parcerias e coinvestimento. A organização também se articula com redes relacionadas a estes temas e movimentos globais.

Na foto, a sombra de um menino, em um campo, com as mãos voltadas ao céu.

2013

Alana & Instituto Alana

Programa Prioridade Absoluta

Em 2013 o Instituto Alana cria o programa Prioridade Absoluta. A iniciativa busca dar efetividade e visibilidade ao Artigo 227 da Constituição Federal do Brasil, que estabelece os direitos e o melhor interesse de crianças e adolescentes como absoluta prioridade.

Alana, Alana Foundation & Alana LAB

Alana cria projeto Outro Olhar

“Outro Olhar”, lançado pelo Alana em 2013, é um projeto que tem como missão divulgar as singularidades e competências das pessoas com síndrome de Down. Seu objetivo é atualizar conceitos, fomentar pesquisas, amparar famílias e incentivar o protagonismo da pessoa com síndrome de Down.

Saiba mais
Alana & Instituto Alana

Colaborações com o poder público e reconhecimento Internacional do Criança e Consumo

A mobilização em torno do documentário “Muito Além do Peso” começa a dar frutos: são aprovados PLs estaduais e municipais sobre publicidade infantil de produtos alimentícios e venda casada. Ao mesmo tempo, é assinado o Termo de Cooperação com o Ministério Público de São Paulo para atuação conjunta no combate à publicidade dirigida às crianças.


Ainda no setor público, acontece a entrega do manifesto “Publicidade Infantil Não” ao presidente da Câmara dos Deputados. O documento teve mais de 16 mil assinaturas e apoio de cerca de 150 instituições.
Além disso, o Instituto Alana foi reconhecido em publicação do Communication for Social Change Award, prêmio de comunicação australiano. E a Coca-Cola Company divulgou um compromisso global para combate à obesidade no mundo, que incluía o fim da publicidade infantil.


Acontece ainda a primeira vitória do Criança e Consumo na Justiça contra publicidade infantil de brinquedos, contra a Mattel, multada em mais de R$ 400 mil por publicidade dos brinquedos Max Steel.

Saiba mais
Alana & Instituto Alana

Slow Kids, um convite para o vínculo entre família e o brincar livre na natureza

O Slowkids, criado por Tatiana Weberman, da Respire Cultura, Juliana Borges, diretora de Produção da Maria Farinha Filmes, pelo Instituto Alana e patrocinado pela Ticket e Ticket Cultura, é um evento dedicado às crianças. Com várias programações ao ar livre, a iniciativa convida os pequenos a se desligarem do universo tecnológico e participarem de brincadeiras ligadas à natureza e a criatividade ao lado dos pais.

Saiba mais
Alana & Instituto Alana

Iniciativa Carna-Autores

Buscando a participação da comunidade, a Biblioteca Espaço Alana começou a organizar no Carnaval o “Carna-Autores”, uma iniciativa que procura envolver os moradores da região em torno da vida e obra de figuras clássicas da literatura brasileira.

Saiba mais
Logo: publicidade infantil já é ilegal.

2014

Alana & Instituto Alana

Instituto Alana contribui com a publicação da Resolução 163

Em 2014, a contribuição do Criança e Consumo no Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Conanda) foi fundamental para a publicação da Resolução 163, que definiu como abusivo e ilegal o direcionamento de publicidade às crianças.

Alana & Alana LAB

Tarja Branca

Produtora Maria Farinha Filmes lança o documentário “Tarja Branca”, que mostra o quanto brincar é urgente. O filme, dirigido por Cacau Rhoden é um manifesto a importância de continuar sustentando um espírito lúdico, que surge em nossa infância e que o sistema nos impele a abandonar em nossa vida adulta. As brincadeiras infantis fazem parte de nossa formação social, intelectual e afetiva. Por elas nos socializamos, nos definimos e introjetamos muitos dos hábitos culturais da vida adulta. Todos brincamos na infância e no brincar fomos livres e felizes. Mas será que ainda carregamos essa subjetividade brincante e cultura lúdica vivas dentro de nós? Será que a criança que fomos se orgulhar do adulto em que se transformou? Tarja Branca é um manifesto a importância de continuar sustentando um espírito lúdico, que surge em nossa infância e que o sistema nos impele a abandonar em nossa vida adulta.

Saiba mais
Alana & Instituto Alana

1º Fórum Prioridade Absoluta

Foi realizado o I Fórum Prioridade Absoluta, Criança em Primeiro Lugar – uma iniciativa do Instituto Alana com apoio do Sesc-SP. O evento reuniu especialistas, atores da sociedade civil e poder público para dar força e efetivação ao art. 227 da Constituição Federal.

Saiba mais
Alana & Instituto Alana

Catraca Livre e Alana lançam Catraquinha

Catraquinha é um canal sobre infância que traz conteúdo focado em fomentar que as cidades sejam mais acolhedoras às crianças e à infância. Lançado em parceria com o Catraca Livre, o projeto quer subverter a lógica de ocupação do espaço público, empoderando famílias para que se apropriem das cidades e passem a usá-las para a inclusão social, cultural e de saúde das crianças.

Alana & Instituto Alana

Ciranda de Filmes

Ciranda Filmes é a primeira Mostra de Cinema focada em educação e infância do Brasil. Correalizada pelo Alana, Circuito Cinearte e Aiuê Produtora de Conteúdo, com patrocínio do Alana e Instituto Penínsulai, a mostra estreia sua primeira edição em 2014, em São Paulo. Foram três dias de evento que contaram com a exibição de filmes e rodas de conversa.

Saiba mais

2015

Alana & Instituto Alana

Nasce o Criança e Natureza

Instituto Alana cria o programa Criança e Natureza, que tem como missão favorecer o acesso e o contato direto de todas as crianças com a natureza, como uma inovação urbana e social, para o bem-estar da infância e do planeta.

Alana

Escolas Transformadoras

Alana lança, em parceria com Ashoka, a iniciativa Escolas Transformadoras no Brasil. O programa busca contribuir para que as equipes das escolas se posicionem como líderes de transformação no cenário educacional do país e do mundo. Este projeto tem sua origem nos Estados Unidos e já se espalhou por 35 países.

Alana & Instituto Alana

Prioridade Absoluta lança Prêmio Cidade da Criança

Durante o III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, em Brasília, foi lançado o Prêmio Cidade da Criança. A iniciativa é uma parceria entre o programa Prioridade Absoluta, do Istituto Alana, o Programa Cidades Sustentáveis e a Fundação Bernard van Leer (BvL). O objetivo do prêmio é avaliar a atuação das gestões municipais a partir de indicadores sobre os direitos fundamentais da criança. A iniciativa analisa o direito à cidade, cultura, educação, saúde e proteção integral, premiando as cidades que possuem as melhores práticas relacionadas às crianças.

Saiba mais
Alana & Instituto Alana

Microbolsas “Água e os direitos da infância”

Em parceria com a Agência Pública, lançamos o concurso de microbolsas, que selecionou cinco projetos de matérias jornalísticas que trataram o tema “Água e os direitos da infância”.

Alana, Alana LAB & Instituto Alana

Plataforma Videocamp é criada

Instituto Alana e Maria Farinha Filmes se juntam para criar a plataforma online e gratuita Videocamp. O portal possibilita que produções de cinema que buscam impacto e transformação alcancem o maior número possível de pessoas.

Logo do Primeiro Seminário Criança e Natureza Brasil 2016

2016

Alana & Instituto Alana

Primeiro Seminário Criança e Natureza

Criança e Natureza realiza seu primeiro seminário, que reúne especialistas e educadores de todo o Brasil por dois dias para instigar diálogos sobre a necessidade de maior interação das crianças com a natureza. O evento ocorre anualmente desde o seu lançamento em 2016 até a atualidade.

Alana & Instituto Alana

Diálogos do Brincar

O Território do Brincar, em parceria com o Alana, lança, em 2016, a iniciativa ‘Diálogos do Brincar’, uma série de videoconferências, que buscam abrir diálogos com educadores, pais, estudantes, artistas, gestores, profissionais da saúde e demais interessados, sobre o brincar, a infância e a educação.

Especialistas de diversas áreas foram convidados a falar sobre seus temas de estudo e aprofundar o debate sobre os assuntos despertados pelo filme e pelo material ‘Diálogo com Escolas’. A série foi realizada durante os anos de 2016 e 2017.

Alana & Instituto Alana

Criativos da Escola lança curso online para educadores

Nesse ano, o Criativos realizou duas edições piloto de seu curso online “Práticas para fortalecer o protagonismo de crianças e adolescentes”. Com inscrição online e orgânica, o curso foi realizado com tutoria e grande intensidade de acompanhamento, em modelo que foi sendo ajustado e adaptado nas edições posteriores.

Alana & Instituto Alana

10 anos de Criança e Consumo com conquista histórica

Para marcar a primeira década de atuação do programa, é lançado o livro “Criança e Consumo – 10 anos de Transformação”. Também acontece a publicação do ‘Caderno Legislativo: Publicidade Infantil’, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília. No mesmo ano, a então coordenadora do Criança e Consumo, Isabella Henriques, passa a integrar o Conselho Municipal de Defesa do Consumidor – CONDECON Paulistano. Também apoiamos a realização da reportagem multimídia “Identidade Parcelada” e do “Debate sobre juventude periférica, consumo e identidade”, em São Paulo. Em conquista histórica, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) entende como abusiva, e, portanto, ilegal a campanha “É Hora de Shrek”, da empresa Pandurata, detentora da Bauducco. No campo jurídico, entre as denúncias do programa estão 15 empresas relacionadas a canais de youtubers mirins.

Saiba mais
Alana & Instituto Alana

Criança e Natureza traduz livro “Ultima Criança na Natureza”

O livro A Última Criança na Natureza apresenta uma abrangente síntese de pesquisas que relacionam a presença da natureza na vida das crianças com seu bem estar físico, emocional, social e acadêmico. Seu autor, Richard Louv, jornalista e fundador do Movimento Criança e Natureza, cunhou pela primeira vez o termo Transtorno do Déficit de Natureza (TDN) e chamou, assim, a atenção da comunidade internacional para o impacto negativo da falta da natureza na vida das crianças. O Instituto Alana traduziu o livro para o português e, assim, pretende ampliar significativamente o alcance dessa mensagem fundamental para a compreensão e o tratamento do tema criança e natureza no mundo.

Saiba mais
Logo do Believe Earth

2017

Alana & Alana Foundation

Nasce o Believe Earth

Lançado na abertura do Rock in Rio 2017, o Believe.Earth nasce da necessidade de resgatar a crença das pessoas em um futuro melhor. O movimento procura mostrar que é possível transformar o mundo de maneira simples, amplificando iniciativas que já acontecem e inspirando milhões de pessoas para colocarem a mão na massa também.

Saiba mais
Alana, Alana LAB & Instituto Alana

Nunca me sonharam: um filme sobre o valor da educação

Maria Farinha Filmes produz o filme “Nunca me sonharam”, um documentário que mostra os desafios do presente, as expectativas para o futuro e os sonhos de quem vive a realidade do Ensino Médio nas escolas públicas do Brasil. Dirigido por Cacau Rhoden, a produção apresenta na voz de estudantes, gestores, professores e especialistas como a sala de aula pode ser um espaço de transformação e reinvenção do mundo em que vivemos.

Alana, Alana LAB & Instituto Alana

Filme Waapa apresenta um mergulho inédito na infância Yudja

Instituto Alana e Território do Brincar apresentam em 2017 o curta “Waapa” e o média-metragem “Terreiros do Brincar”. Um documentário sobre o brincar, a vida comunitária e as influências de uma relação espiritual com a natureza na infância do povo Yudja, localizado no Parque Indígena do Xingu/MT. O filme foi produzido pela Maria Farinha Filmes e está disponível na plataforma Videocamp.

Saiba mais
Alana, Alana LAB & Instituto Alana

Alana lança “Terreiros do Brincar”

Terreiros do Brincar é um retrato da diversidade de comunidades tradicionais do Brasil e de como esse pluralismo se traduz num extenso repertório de manifestações populares, cujas tradições são aprendidas desde a infância. O filme é dirigido por David Reeks e Renata Meirelles, produzido pela Maria Farinha Filmes, e disponível na plataforma Videocamp.

Alana & Instituto Alana

Publicações e mais ações do Criança e Consumo contra publicidade infantil

Os lançamentos de destaque deste ano são o “Relatório Sobre o Impacto do Marketing na Fruição dos Direitos Culturais”, da Organização das Nações Unidas (ONU), e o relatório “Os impactos da proibição da publicidade dirigidas às crianças no Brasil”, encomendado pelo Criança e Consumo ao The Economist Intelligence Unit.
No âmbito político, a campanha “Já é consenso! Criança precisa de proteção” é vitoriosa na Câmara dos Deputados, depois de intensa mobilização da sociedade e apoio de diversas organizações. Ainda no sentido das relações governamentais, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprova o PL 2640/2015, que proíbe publicidade infantil em escolas da educação básica.
Outra ação importante é o encontro Conexão infância, realizado pelo Criança e Consumo e Movimento Infância Livre de Consumismo, para debater infância e consumismo na internet com mães, pais e influenciadores digitais.
No campo jurídico, uma decisão histórica do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre a campanha Mascotes Sadia reforça o entendimento de que a publicidade infantil é abusiva e ilegal. E a empresa Bayer recebe multa de R$ 1,5 milhão do Procon-MT por publicidade infantil do produto Redoxitos.

2018

Alana, Alana LAB & Instituto Alana

Série Corações e Mentes

Escolas Transformadoras e Maria Farinha Filmes lançam a série “Corações e Mentes”, que viaja os quatro cantos do Brasil em busca de escolas que protagonizam grandes transformações na educação.

Saiba mais
Alana & Instituto Alana

Portal Lunetas lança especial “Em tempos de guerra eleitoral, quem cuida das crianças?”

Reportagem especial produzida pelo Lunetas conversou com especialistas para entender as maneiras de tratar de política com crianças.

Saiba mais
Alana & Alana LAB

Flow apresenta “A Juíza”

Distribuidora Flow lança o filme “A Juíza” no Brasil e em toda a América Latina, colocando em prática a visão de distribuição híbrida que contempla múltiplas janelas de exibição e uma estratégia de comunicação e mobilização de impacto.

O documetário, indicado a duas categorias do Oscar 2019 – Melhor Documentário e Melhor Canção Original – focaliza a trajetória singular de Ruth Bader Ginsburg, que a levou até o posto mais alto da Justiça americana como juíza da Suprema Corte.

Alana & Instituto Alana

Nasce o projeto Urbanizar

O projeto Urbanizar é concebido
pelo Instituto Alana, com o objetivo
de apoiar diretamente a regularização
fundiária e o fortalecimento
comunitário do Jardim Pantanal.

Alana & Instituto Alana

Segundo Edital Videocamp de Filmes Transformadores

Videocamp realiza o seu segundo “Edital Videocamp de Filmes Transformadores”. A iniciativa já é considerada o maior patrocínio para filmes de impacto do mundo. Forget me not (Não me esqueça), projeto selecionado nesta edição, receberá o patrocínio de US$ 400 mil (quatrocentos mil dólares) para a produção de um único filme com o tema Educação Inclusiva.

O documentário “Forget me not” (Não me esqueça), projeto selecionado nesta edição, receberá o patrocínio de US$ 400 mil (quatrocentos mil dólares) para a produção de um único filme com o tema Educação Inclusiva. Dirigido por Olivier Bernier da produtora Rota6 Films de Nova Iorque, o filme atenta às relações interpessoais que valorizem a diversidade, às práticas colaborativas e às redes de apoio à inclusão

Saiba mais

2019

Alana & Instituto Alana

Nova fase do Escolas Transformadoras

O programa Escolas Transformadoras deixa de ser correalizado pelo Instituto Alana, passando a integrar a comunidade ativadora do programa ao lado de escolas e outros parceiros.As iniciativas referentes ao Escolas Transformadoras continuarão sob gestão da Ashoka – da mesma forma que acontece em outros 35 países.

Alana & Instituto Alana

Publicação “Um caminho para a comunicação acessível”

Para contribuir com o campo da comunicação acessível, o Instituto Alana lança a publicação “Um caminho para a comunicação acessível”, que reúne seus aprendizados dos últimos anos na construção de conteúdos acessíveis.

Alana & Instituto Alana

Por proteção das crianças na internet

O Criança e Consumo entrega sua primeira contribuição com o Novo Comentário Geral da ONU sobre Direitos das Crianças em Relação ao Ambiente Digital, sugerindo a regulamentação da publicidade infantil em ambiente digital. No mesmo ano, o Instituto Alana participa do Internet Governance Forum, em Berlim, para discutir os desafios de governança da internet.
O programa realizou também o primeiro monitoramento de canais infantis da TV paga. Em relação a publicidade infantil e meio ambiente, ocorre a finalização do projeto Ecoativos e a participação do Criança e Consumo na conferência climática da ONU, COP25.
Na justiça, a Sestini é condenada a pagar indenização por publicidade infantil com elementos preconceituosos. Já o SBT recebe multa de R$ 3.5 milhões pelo caso da novela Carrossel, e a Panini é proibida de fazer publicidade infantil em escolas. Enquanto isso, a empresa Candide é denunciada ao Ministério Público-ES no caso das bonecas L.O.L Surprise.

Saiba mais
Alana & Instituto Alana

Portal Lunteas cria projeto Lunetas Avista e Lunetas Itinerante

Os projetos partem de uma vontade de levar o Lunetas para além do on-line. O Lunetas Itinerante busca fazer a conversa que o Lunetas jáfaz virtualmente, porém em eventos ao vivo.

O Lunetas Avista, por sua vez, surgiu de uma necessidade de ampliar os olhares, ser plural, ouvir as comunidade e conhecer de perto as infâncias do Brasil. Dessa maneira, o portal reuniu pessoas interessadas na temática da infância para conversar e compartilhar experiências, em um espaço de acolhimento e trocas. Com esta iniciativa, o Lunetas foi para Belém, Salvador e, com o apoio da Mercur, para Santa Cruz do Sul.

Saiba mais
Alana & Alana LAB

Flow apresenta Longe da Àrvore

Com objetivo inspirar conversas necessárias sobre a valorização da diversidade e o respeito a jeito de ser de cada um, a distribuidora Flow lança o documentario Longe da Árvore. O filme baseado na obra do escritor Andrew Solomon, mostra a história de famílias que não esperavam pelas adversidades e que descobriram como aceitar e respeitar as diferenças. A campanha de distribuição e impacto na América Latina foi realizada em parceria com a distribuidora americana Participant. A parceria incluiu o indicado ao Oscar “A Juíza (RBG)” e o Sundance Selects “Longe da Árvore”.

2020

Alana & Instituto Alana

Criança e Consumo lança pesquisa inédita sobre publicidade infantil de brinquedos plásticos

Criança e Consumo lança pesquisa “Infância Plastificada: O impacto da publicidade infantil de brinquedos plásticos na saúde de crianças e no ambiente”, conduzida pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Química Verde, Sustentabilidade e Educação (GPQV), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O estudo é pioneiro no mundo por apresentar dados inéditos sobre o efeito “publicidade-desejo-consumo-descarte”. Além disso, também aponta caminhos e soluções que podem ser encontrados para uma infância livre do consumismo e que permita o livre brincar em segurança.

Saiba mais
Alana, Alana LAB & Instituto Alana

Um Crime Entre Nós

Alana lança em 2020 o documentário “Um crime entre nós” produzido pela Maria Farinha Filmes, com o apoio do Instituto Alana e do Instituto Liberta, e distribuido pela Flow. O Brasil é o segundo país no ranking mundial dos casos de exploração sexual infantil. O filme trata-se de um olhar provocativo para a luta pelo fim da exploração sexual de crianças e adolescentes.

O Brasil é o segundo país no ranking mundial dos casos de exploração sexual de crianças e adolescentes e esse cenário se agravou muito durante a pandemia em 2020. Esse documentário revela e investiga um dos assuntos mais invisibilizados da nossa sociedade. Esse tema antes pouco falado na mídia pela primeira vez ganha a visibilidade mainstream que merece. O filme foi lançado em uma união de forças com grandes celebridades locais, especialistas, ativistas e licenciado para o Globoplay, principal plataforma SVOD local, com 30 milhões de assinantes, e pros canais GNT e Canal Brasil, ambos espaços de grande relevância no país, com uma base de assinantes de 15 milhões de pessoas. O filme atingiu 23 milhões de pessoas no Brasil em sua semana de estreia.

Alana, Alana LAB & Instituto Alana

Intervenção de urbanismo tático

Realização de intervenção de urbanismo tático no cruzamento entre a rua Goiabeira
Serrana e a rua Cachoeira Itaguassava, no Jardim Pantanal,em parceria com o WRI Brasil e o IABsp.

Alana & Instituto Alana

Urbanizar realiza oficina com lideranças da comunidade

Em parceria com o IABsp, Urbanizar realiza oficina híbrida – virtual e presencial –, com lideranças da comunidade para a elaboração de plano de adaptação e diagnóstico
participativo sobre o Jardim Pantanal.

Alana & Instituto Alana

Urbanizar realiza oficina com lideranças da comunidade

Em parceria com o IABsp, Urbanizar realiza oficina híbrida – virtual e presencial –, com lideranças da comunidade para a elaboração de plano de adaptação e diagnóstico
participativo sobre o Jardim Pantanal.

2021

Alana & Instituto Alana

Urbanizar participa do Dia do Rio Tietê

Urbanizar participa do evento online “Dia do Rio Tietê”, promovido pela Câmara Técnica de Educação Ambiental do Conselho Consultivo da APA da Várzea do Rio Tietê e a Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo.

Saiba mais
Alana & Instituto Alana

Plano Emergencial e Propostas Iniciais para o Plano de Bairro do Jardim Pantanal

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IABsp), em parceria com o projeto Urbanizar, do Instituto Alana, lançam o “Plano Emergencial e Propostas Iniciais para o Plano de Bairro do Jardim Pantanal”. O desenvolvimento colaborativo do material se deu ao longo de 2020 e início de 2021, a partir de oficinas e diálogo com os moradores da região. A iniciativa faz parte das ações para a 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, evento que será realizado em 2022 em cinco territórios da cidade: Jardim Guarani, Parque Pinheirinho D’Água, Jardim Lapenna, Parque Novo Mundo e o Jardim Pantanal – contemplado na publicação.

Saiba mais
Alana & Instituto Alana

Brincar em casa

O Território do Brincar, pesquisa patrocinada pelo Instituto Alana, investigou como tem sido o brincar das crianças em casa durante a pandemia. O resultado do estudo foi o média-metragem Brincar em Casa, um podcast. Para contar como foi todo esse processo de escuta de famílias para a realização da pesquisa, foram realizadas três lives com os pesquisadores envolvidos no projeto no canal do YouTube do Instituto Alana.

Saiba mais
Alana & Instituto Alana

15 anos de Criança e Consumo

Em comemoração aos 15 anos do programa Criança e Consumo, do Instituto Alana, foi realizado o 4º Fórum Insternacional Criança e Consumo . Com o tema “Infâncias na era da convergência digital”, o evento online trouxe debates sobre os prejuízos do consumismo, da publicidade infantil e de todas as formas de exploração comercial de crianças no ambiente digital, bem como possíveis soluções para essas questões que desafiam famílias, Estado e sociedade nos tempos atuais.

Saiba mais
Alana & Instituto Alana

Conheça o movimento Justiça Climática

O Instituto Alana em parceria com a Laclima e com o apoio Instituto Clima e Sociedade lança de forma inédita no Brasil o livro “Justiça climática – Esperança, resiliência e a luta por um futuro sustentável”. Escrito por Mary Robson, ex-presidente da Irlanda e enviada especial da ONU para mudanças climáticas, o livro conta histórias ao redor do mundo que nos inspiram e apontam caminhos para preteger o planeta, o meio ambiente, os seres humanos e, em especial, as gerações presentes e futuras.

Saiba mais