Instituto Alana

Comunicação, advocacy e informação para os direitos das crianças e adolescentes.

O Instituto Alana trabalha com programas próprios, projetos e parcerias para, assim, garantir condições para o desenvolvimento integral da infância em seus diferentes espaços de vivência.

Uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos. Com a missão de “honrar a criança” e é a origem de um trabalho que começou em 1994, no Jardim Pantanal, em São Paulo.

Há mais de 27 anos busca garantir que crianças e adolescentes sejam prioridade absoluta em todas as esferas de decisões da sociedade. Garantindo dessa forma seus direitos, desejos e protagonismo. Todas as ações incluem apoio jurídico para formulação, além de implementar políticas públicas, comunicação de excelência sobre os temas que atingem as múltiplas infâncias brasileiras e mobilização nacional e internacional. Sempre organizada de forma a alcançar impactos sistêmicos.


MISSÃO

A missão do Alana é honrar a criança. Descortinar questões sensíveis ao universo da infância e apresentá-las de modo singular. Promover a responsabilidade coletiva em relação ao cuidado e à proteção da infância. Fortalecendo, assim, as relações familiares, o poder público e as instituições presentes nos tempos e espaços de formação da criança.

O verbo é “cuidar”, conectar a dimensão socioambiental com a potencialidade das ações individuais e coletivas da nossa rede. Tudo isso com a bússola dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU

VALORES

Buscamos uma agenda comum por um mundo mais plural, inclusivo e igualitário para todas as crianças. Privilegiando, dessa forma, o interesse público com pilares na democracia, nos direitos humanos, na justiça social e na sustentabilidade socioambiental. Além disso, ética, transparência, acessibilidade, acolhimento, criatividade e inovação são palavras que estampam o nosso léxico de valores.


Linha do tempo Instituto Alana

Alana, há três décadas sonhando o futuro 

Ampliar impactos e construir, com excelência, novos olhares para temas urgentes só é possível pela sólida atuação nos últimos 27 anos. Os marcos da história do Alana espelham a missão de garantir acima de tudo direitos em escola global, com foco em mudanças socioambientais de longo prazo.


Conteúdos relacionados