Na imagem, crianças brancas e negras estão sentadas lado a lado, olhando e mexendo no celular.

Criança e Consumo

Prevenindo e mitigando os prejuízos decorrentes da exploração comercial infantil.

Embora seja proibida pela legislação brasileira, a publicidade infantil ainda é uma prática de muitas empresas. Elas se aproveitam da hipervulnerabilidade das crianças para construir desejos incessantes de consumo. 

O objetivo do programa Criança e Consumo é divulgar e debater ideias sobre as questões relacionadas à publicidade dirigida às crianças. Promovemos diálogo para conscientização social sobre os riscos da publicidade direcionada a crianças de até 12 anos, bem como toda forma de exploração comercial infantil.  Acreditamos também na articulação junto a empresas anunciantes, plataformas digitais, órgãos públicos e organizações da sociedade civil. 

CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE IMPACTOS DO CONSUMO INFANTIL

Produzir e disseminar informação para alertar e engajar os envolvidos na rede de proteção à criança sobre os riscos do consumismo estimulado pela publicidade infantil, em empresas anunciantes, assim como em plataformas digitais.

DENÚNCIAS DE PRÁTICAS ABUSIVAS

Elaboração de cartas, notificações e representações. Essas são encaminhadas a empresas e órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, estimulando, assim, a adoção de práticas de comunicação mais éticas e responsáveis. 

PROMOVER TRANSFORMAÇÕES

Incidir na formulação e acompanhamento de políticas públicas, assim como articulações junto ao sistema de justiça, para fortalecer uma sociedade democrática. Estimular mudanças na conduta de anunciantes como estratégia de garantia dos direitos das crianças.

Acompanhe a iniciativa do Criança e Consumo nas redes sociais:

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