Na imagem, as mãos sujas de barro de uma crianças brincando com uma vagem.

A brincadeira e o brinquedo precisam de plástico?

FacebookTwitter

Uma realidade dos grandes centros urbanos é a falta de natureza. Seja nos espaços públicos ou nos privados, e sua contribuição para uma infância mais saudável e criativa. Será mesmo que a brincadeira e o brinquedo precisam de plástico?

Nesse contexto, as crianças e adolescentes vivem uma experiência de confinamento. Se observarmos a quantidade de tempo que passam em ambientes fechados: escolas, casas, shoppings, transportes. E isso se agravou, claro, durante o isolamento social causado pela pandemia de COVID-19.

Em contraponto, diversas pesquisas e especialistas vêm defendendo o desemparedamento da infância. Ou seja, a reaproximação entre a criança e os espaços abertos, especialmente por meio do brincar.


O programa Criança e Natureza tem como missão defender o direito de toda criança a viver em um meio ambiente saudável, fortalecendo seu vínculo com a Natureza. Dessa forma, defende cidades mais verdes, acessíveis e amigáveis para as crianças, espaços escolares com mais natureza, desafiadores e conectados com seus territórios. A Natureza como essencial para a saúde e o bem viver, e justiça climática e socioambiental para todas as infâncias. Sua visão é de que haja mais crianças na Natureza e mais Natureza para as crianças.


Faça o download do material A brincadeira e o brinquedo precisam de plástico?