Como tem sido o brincar das crianças em casa durante a pandemia? O TerritĂłrio do Brincar, pesquisa patrocinada pelo Instituto Alana, investigou o assunto e o resultado Ă© o mĂ©dia-metragem Brincar em Casa – disponĂvel a partir do dia 22 de março gratuitamente na plataforma Videocamp. Na produção, crianças de diversos contextos e paĂses nos apresentam como brincam em suas casas durante a pandemia do coronavĂrus, a partir de olhares e relatos de seus familiares.
“O foco foi perceber como ele (o brincar espontâneo) ocorria em um cotidiano tĂŁo modificado e em espaços e relações tĂŁo reduzidos. Mas, ao mesmo tempo, conhecer aspectos do brincar em casa que vĂŁo alĂ©m de um perĂodo de pandemia. Ou seja, como exercitar cada vez mais o olhar para as expressões das crianças e aprender sobre o que está nas entrelinhas de cada ação delas?”, conta Renata Meirelles, diretora do filme ao lado de David Reeks.
Confira abaixo o trailer de Brincar em Casa:
Para contar como foi todo o processo de escuta das 55 famĂlias participantes, serĂŁo realizadas trĂŞs lives com os pesquisadores envolvidos no projeto no canal do YouTube do Instituto Alana. Confira a programação abaixo:
Dia 31/03, às 19h30: “Escutas para o Brincar Livre: do campo ao isolamento”
Com: David Reeks (codiretor do filme) e Renata Meirelles (codiretora do filme e coordenadora da pesquisa ao lado de Sandra Eckschmidt).
Tema: Como o TerritĂłrio do Brincar vem realizando suas pesquisas e como foram as readequações que aconteceram nesse perĂodo de pandemia. Um relato aberto sobre o processo da pesquisa Brincar em Casa.
Dia 06/04, às 15h30: “A Cidade Virou Casa: espaços, tempos e relações do brincar”
Com: Gabriel Limaverde (educador e pesquisador), Lia Mattos (documentarista, produtora cultural, antropĂłloga e arte-educadora) e Soraia Chung Saura (professora na EEFE-USP e na FE-USP).
Tema: Como foi o processo das famĂlias de se voltarem para dentro de casa? Quais as mudanças de ritmos? Como as famĂlias com crianças se organizaram? O que foi transformado no espaço da casa? E como ficaram as relações no brincar livre?
Dia 14/04, às 19h30: “Brincar na Pandemia: a força do espontâneo”
Com: Elisa Hornett (educadora e pesquisadora), Sandra Eckschmidt (pesquisadora na UFSC e coordenadora da pesquisa ao lado de Renata Meirelles) e Reinaldo Nascimento (terapeuta social, educador fĂsico, pedagogo e psicopedagogo)
Tema: Como foi o desafio de adentrar na espontaneidade das crianças, a partir das conversas com as famĂlias em isolamento social? Nesse encontro vamos explorar o fenĂ´meno do brincar espontâneo durante esse perĂodo e o que ele nos diz para alĂ©m de uma pandemia.
O processo de escuta com as famĂlias tambĂ©m resultou em um podcast, de mesmo nome que o filme, Brincar em Casa. Com 7 episĂłdios ele revela, pela perspectiva do brincar, como se deu a convivĂŞncia com as crianças em lugares como o quarto, a sala, a cozinha, o quintal, entre outros locais da casa. Para ouvi-lo acesse uma das seguintes plataformas de áudio:
Spotify
Podcast Addict
Google Podcasts
Apple Podcasts
Castbox
Pocketcast
Deezer
Orelo
Amazon Music
O podcast tambĂ©m está disponĂvel em Libras e legendas descritivas no Canal do YouTube do TerritĂłrio do Brincar.
Ansiosa para assistir as lives. Primeira vez que vou assistir. Temáticas muito impirtantes