Foto de um cartaz com facilitação gráfica que mostra a história do Alana de 1994 a 2022.

Nossa história

Alana, há três décadas garantindo o futuro no presente.

Nossa história começa há 30 anos, cada um deles construindo, com excelência, novos olhares para temas urgentes da sociedade sobre as múltiplas infâncias.

A história do Alana é espelhada na missão de garantir direitos em escala global, com foco, acima de tudo, nas mudanças socioambientais de longo prazo.

Entende as crianças como sujeitos de direitos, criadoras e protagonistas de formas singulares de ser, estar, pensar, sentir e participar do mundo.

Assim, elas estão em um processo único de desenvolvimento físico, emocional, cognitivo, social e simbólico e, portanto, precisam de um olhar atento das famílias, do Estado, da sociedade e de todas as comunidades.

Além disso, o Alana ampliou sua atuação também para os adolescentes, seguindo a Convenção sobre os Direitos da Criança da ONU – da qual o Brasil é signatário – e estabelece a proteção das pessoas até 18 anos de idade.

Articulação em rede para transformações de alto impacto

O trabalho em rede está no nosso DNA, na nossa busca constante de soluções para os complexos problemas sociais. Promovemos encontros de saberes para transformar o hoje e garantir um futuro digno para todas as pessoas.

Expansão e cruzamento de parcerias

Comunicação, advocacy e articulação constituem o tripé da política de parcerias do Alana

Nossa expertise é a conexão e o engajamento para a transformação social.  Construímos redes entre diversos atores em prol de objetivos comuns, para fazer uma iniciativa reverberar. 


Você pode filtrar abaixo que áreas do Alana você deseja ver os marcos:

2008

Alana & Alana LAB

Criança, a alma do negócio

Criança e Consumo, em parceria com a produtora Maria Farinha Filmes, lança o documentário “Criança, a alma do negócio”. O filme foi o primeiro audiovisual brasileiro que discutiu o tema da publicidade infantil.

Cena do filme Outro Olhar – Uma nova perspectiva. Na imagem, uma adolescente com síndrome de Down está sentada em uma sala ao lado de dois adultos sem deficiência. Eles estão sentados em uma sala de estar e sorriem.

2013

Alana, Alana Foundation & Alana LAB

Alana cria projeto Outro Olhar

“Outro Olhar”, lançado pelo Alana em 2013, é um projeto que tem como missão divulgar as singularidades e competências das pessoas com síndrome de Down. Seu objetivo é atualizar conceitos, fomentar pesquisas, amparar famílias e incentivar o protagonismo da pessoa com síndrome de Down.

Saiba mais
Capa do filme: Tarja Branca: a revolução que faltava. Com direção de Cacau Rhoden.

2014

Alana & Alana LAB

Tarja Branca

Produtora Maria Farinha Filmes lança o documentário “Tarja Branca”, que mostra o quanto brincar é urgente. O filme, dirigido por Cacau Rhoden é um manifesto a importância de continuar sustentando um espírito lúdico, que surge em nossa infância e que o sistema nos impele a abandonar em nossa vida adulta. As brincadeiras infantis fazem parte de nossa formação social, intelectual e afetiva. Por elas nos socializamos, nos definimos e introjetamos muitos dos hábitos culturais da vida adulta. Todos brincamos na infância e no brincar fomos livres e felizes. Mas será que ainda carregamos essa subjetividade brincante e cultura lúdica vivas dentro de nós? Será que a criança que fomos se orgulhar do adulto em que se transformou? Tarja Branca é um manifesto a importância de continuar sustentando um espírito lúdico, que surge em nossa infância e que o sistema nos impele a abandonar em nossa vida adulta.

Saiba mais
Alana & Alana LAB

Nasce o Alana Lab

È criado em 2014 o AlanaLab, um núcleo de negócios do Alana, que busca transformação social por meio do investimento em empresas e iniciativas de comunicação de impacto.

Alana & Alana LAB

Sistema B

Maria Farinha Filmes se torna a primeira produtora da América Latina certificada como Empresa B.

Saiba mais
Plataforma Videocamp é criada. Na imagem, vários cartazes colocados em uma parede. Em um dos cartazes está escrito: Take action to change your world, then the world will change.

2015

Alana, Alana LAB & Instituto Alana

Plataforma Videocamp é criada

Instituto Alana e Maria Farinha Filmes se juntam para criar a plataforma online e gratuita Videocamp. O portal possibilita que produções de cinema que buscam impacto e transformação alcancem o maior número possível de pessoas.

2016

Alana, Alana LAB & Instituto Alana

Documentário “O Começo da Vida”

Maria Farinha Filmes lança o documentário “O Começo da Vida”, dirigido por Estela Renner e produzido pela Maria Farinha Filmes. Apresentado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Fundação Bernard Van Leer, Instituto Alana e o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), o filme traz à tona a importância das relações nos primeiros anos de vida de uma criança e como o afeto e o vínculo são fundamentais para seu desenvolvimento. O desenvolvimento de todos os seres humanos encontra-se na combinação da genética com a qualidade das relações que desenvolvemos e do ambiente em que estamos inseridos. O Começo da Vida convida todo mundo a refletir como parte da sociedade: estamos cuidando bem dos primeiros anos de vida, que definem tanto o presente quanto o futuro da humanidade? Este foi o primeiro filme brasileiro a ser lançado simultaneamente na Netflix Global, nos cinemas e no Videocamp.

Saiba mais
Capa de Nunca Me Sonharam: um filme sobre o valor da educação

2017

Alana, Alana LAB & Instituto Alana

Nunca me sonharam: um filme sobre o valor da educação

Maria Farinha Filmes produz o filme “Nunca me sonharam”, um documentário que mostra os desafios do presente, as expectativas para o futuro e os sonhos de quem vive a realidade do Ensino Médio nas escolas públicas do Brasil. Dirigido por Cacau Rhoden, a produção apresenta na voz de estudantes, gestores, professores e especialistas como a sala de aula pode ser um espaço de transformação e reinvenção do mundo em que vivemos.

Alana, Alana LAB & Instituto Alana

Filme Waapa apresenta um mergulho inédito na infância Yudja

Instituto Alana e Território do Brincar apresentam em 2017 o curta “Waapa” e o média-metragem “Terreiros do Brincar”. Um documentário sobre o brincar, a vida comunitária e as influências de uma relação espiritual com a natureza na infância do povo Yudja, localizado no Parque Indígena do Xingu/MT. O filme foi produzido pela Maria Farinha Filmes e está disponível na plataforma Videocamp.

Saiba mais
Alana, Alana LAB & Instituto Alana

Alana lança “Terreiros do Brincar”

Terreiros do Brincar é um retrato da diversidade de comunidades tradicionais do Brasil e de como esse pluralismo se traduz num extenso repertório de manifestações populares, cujas tradições são aprendidas desde a infância. O filme é dirigido por David Reeks e Renata Meirelles, produzido pela Maria Farinha Filmes, e disponível na plataforma Videocamp.

2018

Alana, Alana LAB & Instituto Alana

Série Corações e Mentes

Escolas Transformadoras e Maria Farinha Filmes lançam a série “Corações e Mentes”, que viaja os quatro cantos do Brasil em busca de escolas que protagonizam grandes transformações na educação.

Saiba mais
Alana & Alana LAB

Flow apresenta “A Juíza”

Distribuidora Flow lança o filme “A Juíza” no Brasil e em toda a América Latina, colocando em prática a visão de distribuição híbrida que contempla múltiplas janelas de exibição e uma estratégia de comunicação e mobilização de impacto.

O documetário, indicado a duas categorias do Oscar 2019 – Melhor Documentário e Melhor Canção Original – focaliza a trajetória singular de Ruth Bader Ginsburg, que a levou até o posto mais alto da Justiça americana como juíza da Suprema Corte.

Alana & Alana LAB

AlanaLab lança Junglebee

Junglebee é uma produtora de realidade virtual e aumentada, que desenvolve histórias imersivas para gerar impacto social. A iniciativa foi lançada pelo AlanaLab em 2018

Saiba mais
Alana & Alana LAB

Lançamento da distribuidora Flow

O AlanaLab cria a Flow, uma distribuidora de impacto cultural focada em um alcance democrático. Ela dissemina as produções da Maria Farinha Filmes no Brasil e no mundo e desenvolve estratégias colaborativas para aumentar o alcance de narrativas inspiradoras.

2019

Alana & Alana LAB

Flow apresenta Longe da Àrvore

Com objetivo inspirar conversas necessárias sobre a valorização da diversidade e o respeito a jeito de ser de cada um, a distribuidora Flow lança o documentario Longe da Árvore. O filme baseado na obra do escritor Andrew Solomon, mostra a história de famílias que não esperavam pelas adversidades e que descobriram como aceitar e respeitar as diferenças. A campanha de distribuição e impacto na América Latina foi realizada em parceria com a distribuidora americana Participant. A parceria incluiu o indicado ao Oscar “A Juíza (RBG)” e o Sundance Selects “Longe da Árvore”.

Alana & Alana LAB

Série Aruanas

A série de ficção Aruanas é resultado de um co-criação entre a produtora Maria Farinha Filmes e mais de 20 organizações parceiras da série, entre elas WWF, Anistia Internacional, Global Witness e Greenpeace, que é parceiro técnico da produção dá protagonismo ao ativismo ambienal. Os 10 episódios do seriado são lançados em mais de 150 paises em uma distribuição da Mara Farinha Filmes e da Rede Globo.

Aruanas foi desenvolvida para aproximar as pessoas do cuidado com o meio ambiente e atuar como ferramenta de envolvimento para uma causa que todos nós deveríamos ter em comum: a defesa do nosso planeta.

Saiba mais

2020

Alana, Alana LAB & Instituto Alana

Um Crime Entre Nós

Alana lança em 2020 o documentário “Um crime entre nós” produzido pela Maria Farinha Filmes, com o apoio do Instituto Alana e do Instituto Liberta, e distribuido pela Flow. O Brasil é o segundo país no ranking mundial dos casos de exploração sexual infantil. O filme trata-se de um olhar provocativo para a luta pelo fim da exploração sexual de crianças e adolescentes.

O Brasil é o segundo país no ranking mundial dos casos de exploração sexual de crianças e adolescentes e esse cenário se agravou muito durante a pandemia em 2020. Esse documentário revela e investiga um dos assuntos mais invisibilizados da nossa sociedade. Esse tema antes pouco falado na mídia pela primeira vez ganha a visibilidade mainstream que merece. O filme foi lançado em uma união de forças com grandes celebridades locais, especialistas, ativistas e licenciado para o Globoplay, principal plataforma SVOD local, com 30 milhões de assinantes, e pros canais GNT e Canal Brasil, ambos espaços de grande relevância no país, com uma base de assinantes de 15 milhões de pessoas. O filme atingiu 23 milhões de pessoas no Brasil em sua semana de estreia.

Alana, Alana LAB & Instituto Alana

Intervenção de urbanismo tático

Realização de intervenção de urbanismo tático no cruzamento entre a rua Goiabeira
Serrana e a rua Cachoeira Itaguassava, no Jardim Pantanal,em parceria com o WRI Brasil e o IABsp.

Alana, Alana LAB & Instituto Alana

Filmes são liberados na plataforma Videocamp para assistir online durante a quarentena

Em uma parceria com o selo Believe Films e as produtoras Maria Farinha e Participant Media, iniciam um movimento com a plataforma Videocamp disponibilizando uma lista de filmes inspiradores para assistir de forma online e gratuita durante a quarentena. Acima de tudo, a seleção é uma maneira de oferecer um caminho para fortalecer a saúde mental e confortar as pessoas em um momento em que o isolamento social é tão importante.

A ação marcou a estreia da área “Assista Agora”, na plataforma Videocamp, que durante a pandemia da Covid-19 reuniu uma série de parceiros para disponibilizar o acesso a uma seleção de filmes paraassistir onde e quando quiser.

Alana, Alana LAB & Instituto Alana

O Começo da Vida 2: Lá Fora

A produtora Maria Farinha Filmes, em parceria com o Instituto Alana e a Fundação Grupo Boticário, lança em 2020 o filme “O Começo da Vida 2 – Lá Fora”. Em temos sem precedentes para humanidade, esse documentário traz uma janela de reflexão inspiradora e urgente, sobre como é o lá fora que queremos construir coletivamente a partir de agora. A Dra. Jane Goodall, junto com especialistas de diversas partes do mundo revelam a urgência do contato com a natureza na vida urbana e principalmente das crianças e de como estamos negando o direito de desenvolvimento pleno da infância ao manter as crianças em espaços concretos, fechados na maior parte do tempo. Filmado em 5 países da América Latina, o filme trata de um problema mundial e de soluções locais. Com apoio de mais de 100 organizações do mundo inteiro, como The Jane Goodall Institute, UNEP, WWF, United Way, a obra faz parte de um movimento global sobre o direito à natureza e à infância. O filme é um segundo capítulo da franquia “O Começo da Vida”, lançado mundialmente em 2016. O Começo da Vida, trouxe um panorama global inédito sobre a importância dos primeiros anos de vida em todos os continentes. Com reflexões dos maiores especialistas no tema. Esse film based movement, composto por 2 longas e uma série, a franquia teve seu lançamento global na HQ da United Nations em NY, e é parte de uma campanha global do Unicef, conta contando inclusive com apoio inédito de marcas globais competidoras no mercado, como Johnson & Johnson e Kimberly Klark, licenciada globalmente para Netflix em 190 países, e liberada gratuitamente para exibições públicas em todo o mundo para democratização do acesso, consolidando o sucesso da franquia.

Alana, Alana LAB & Instituto Alana

Alana lança seu primeiro podcast de ficção infantil: “Piimbim”

Pirimbim é uma audio-série de 10 episódios, que conta a história de uma pequena chácara encantada, onde três crianças descobrem o mundo com a ajuda de um livro mágico. O podcast é produzido pela produtora Junglebee, em parceria com a plataforma Orelo, distribuido pela Flow e com o patrocínio do Instituto Alana. O projeto tem como compromisso abraçar a pluralidade da cultura brasileira e da infância, valorizando a força das narrativas orais com os filhos, netos, sobrinhos e alunos.

Saiba mais

2021

Alana, Alana LAB & Instituto Alana

TiNis – é tempo de criar semente

O projeto TiNis, criado no Peru pela Fundação ANIA é semeado em diversos lugares do mundo, fortalecendo e estimulaando o contato e o vínculo emocional da criança com a natureza. Lançado no Brasil pelo Instituto Alana e pela Gisele Bündchen, a iniciativa convida crianças e adolescentes a cultivar, a ver germinar, florescer e dar frutos pequenos pedaços de terra.

Em um momento de extrema necessidade de isolamento social, a necessidade de reconstruir nossa relação com a natureza dentro de casa, se revela urgente e uma potente inspiração para construção de uma sociedade mais consciente dessa interdependência. A fim de expandir o alcance do projeto, Gisele Bündchen, em parceria com a produtora Maria Farinha Filmes, preparou uma série com 11 episódios, distribuida pela Flow. Ao lado de seus filhos, Gisele e outras famílias registram em suas casas jornadas inspiradoras na criação de suas TiNis. A série foi veiculada no Instagram da celebridade que tem mais de 17 milhões de seguidores.

Saiba mais