Território do Brincar. Foto mostra três crianças brincando com um bambolê.

Território do Brincar

Pesquisando e difundindo a cultura das infâncias, com olhos e ouvidos para o brincar.

Observamos, descobrimos e registramos as sutilezas presentes no brincar das crianças. O trabalho do Território do Brincar começou durante os anos de 2012 e 2013, com a educadora Renata Meirelles e o documentarista David Reeks, em diferentes territórios do Brasil. Logo após, a pesquisa se transformou em diversas produções culturais correalizadas com o Instituto Alana: livros, filmes, exposições itinerantes e diálogos sobre as infâncias brasileiras. 

Desde 2020, o Instituto Alana apoia novos estudos sobre o brincar livre realizados pelo Território do Brincar.

O Território do Brincar realiza um trabalho de pesquisa, documentação e difusão da cultura da infância, com foco no brincar livre.

Brincar é a expressão viva da criança em contato com o mundo ao seu redor. O Território do Brincar traz um olhar cuidadoso para essa ação genuína, detentora de toda a potencialidade humana, revelando muitas narrativas sobre ser criança. Por meio de suas produções, sensibiliza a sociedade sobre a cultura da infância, desvendando um universo de sensações, gestos, modos de fazer, individuais e coletivos, bem como suas relações familiares e comunitárias. 

PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO

Traduzir o mundo por meio da geografia do brincar é uma tarefa que exige um olhar sensível e desacostumado para gestos, sensações e relações de indivíduos e suas comunidades. Desse modo, registrar o brincar é enxergar o mundo por meio dos olhos da criança.

DIFUSÃO CULTURAL

Da sistematização dos registros de pesquisa com diferentes comunidades nascem produções audiovisuais.

SENSIBILIZAÇÃO SOBRE A CULTURA DA INFÂNCIA

As culturas infantis revelam formas particulares protagonizadas pelas crianças de ser e estar no mundo. Difundir um olhar sensível aos significados presentes na infância é, assim, uma forma de incentivar a garantia de proteção ao seu desenvolvimento pleno.

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