O Começo da Vida – A Série dá continuidade ao movimento do filme, parte de um movimento global pela primeira infância.
Os primeiros anos estruturam a vida de uma pessoa. “O Começo da Vida – A Série” dá continuidade ao movimento do filme, retomando a questão da Primeira Infância em 6 episódios com materiais inéditos, retratando novas descobertas e histórias comoventes. Dentre os temas abordados estão o processo de se tornar pai/mãe, crianças que tiveram suas infâncias negadas e a importância de que toda a sociedade se envolva na criação de uma criança.
O documentário Criança, a Alma do Negócio analisa a relação das nossas crianças com a publicidade.
No documentário “Criança, A Alma do Negócio”, a cineasta Estela Renner analisa os efeitos que a mídia de massa e a publicidade têm em relação às crianças, mostrando como a indústria descobriu que elas são os melhores alvos para venda de produtos. Ao mesmo tempo que ouviu crianças, o filme também conversa com os pais que relatam o quão influentes seus filhos são dentro de casa e como isso está ligado diretamente com as propagandas. Além disso, especialistas debatem os efeitos negativos dessa exposição.
Antes de mais nada, é bom lembrar que a publicidade infantil é uma prática abusiva, ilegal e proibida. É o que determina o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990), além da Resolução nº163 do Conanda.
Nesse sentido, o filme ouve especialistas, educadores, pais e as próprias crianças. Em suma, o foco é justamente nos impactos das mensagens de estímulo ao consumo direcionadas diretamente para o público infantil. Entre eles, está o consumismo infantil, a obesidade infantil e até a erotização precoce, só para citar alguns.
O documentário analisa não só os efeitos negativos da exploração comercial infantil, mas também a influência que os filhos têm no consumo familiar. “De carro à casa, geladeira, não importa, o foco é a criança. Por que eles falam com as crianças? Por que falam com bichinhos, numa linguagem infantil? Porque hoje se sabe que 80% da influência de compra dentro de uma casa vem das crianças”, diz Ana Lucia Villela, presidente do Instituto Alana, que é uma das entrevistadas.
Você sabia que 33% das crianças estão com sobrepeso? Muito Além do Peso estuda o caso da obesidade infantil principalmente no território nacional, mas também nos outros países no mundo.
Dirigido por Estela Renner e patrocinado pelo Instituto Alana, o documentário “Muito Além do Peso” é um retrato fiel e panorâmico da obesidade, a maior epidemia infantil da história.
Este documentário estuda o caso da obesidade infantil principalmente no território nacional, mas também nos outros países no mundo, entrevistando pais, representantes das escolas, membros do governo e responsáveis pela publicidade de alimentos.
Para colorir e sonorizar o problema com histórias e personagens reais, a equipe percorreu as cinco regiões do país, mergulhou em diferentes realidades sociais, e entrevistou especialistas do Brasil, América Latina, Estados Unidos, Europa e Ásia. São histórias de crianças, pais, professores e médicos que emocionam, chocam, informam e alertam sobre a obesidade. Recheada por dados numéricos, o filme constrói um painel amplo e reflexivo sobre a questão.
O documentário Tarja Branca mostra que brincar é urgente e explora o conceito de “espírito lúdico”, tão fundamental à natureza humana, e sobre como o ser humano contemporâneo se relaciona com ele.
A infância, da maioria das pessoas, costuma estar associada a uma vida mais lúdica e o documentário Tarja Branca segue essa linha de raciocínio. Em suma, a ideia do documentário é que a brincadeira tem o poder de curar de maneira natural, colocando cada pessoa em contato com a criança que ainda existe dentro dela.
As brincadeiras infantis fazem parte tanto de nossa formação social, qua intelectual e afetiva. Por elas nos socializamos, nos definimos e introjetamos muitos dos hábitos culturais da vida adulta. Todos brincamos na infância e no brincar fomos livres e felizes. Mas será que ainda carregamos essa subjetividade brincante e cultura lúdica vivas dentro de nós? Será que a criança que fomos se orgulhar do adulto em que se transformou?
Tarja Branca é um manifesto a importância de continuar sustentando um espírito lúdico, que surge em nossa infância e que o sistema nos impele a abandonar em nossa vida adulta.
A série Me Liga na Lata é resultado da jornada de anos de imersão do Território do Brincar por diversas regiões do Brasil para registrar os gestos e expressões infantis e apresentar um país sob o olhar das crianças.
Crianças de comunidades indígenas, quilombolas, do sertão, litoral ou grandes centros urbanos de nove Estados brasileiros conversam entre si através de um telefone de lata. Suas narrativas “na lata” criam uma cumplicidade de temas ao mesmo tempo que revelam aspectos singulares de cada região. Assim, vamos conhecendo um Brasil a partir das crianças.
Em 13 episódios, de até 26 minutos de duração, “Me Liga Na Lata” visita, sobretudo, comunidades indígenas, quilombolas, do sertão, do litoral e de grandes centros urbanos nos Estados do Espírito Santo, Ceará, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, São Paulo e Paraná. Ao mesmo tempo que conecta crianças de cada local a um telefone de lata, fio condutor na hora de levar a cultura de uma região a outra de forma simples e divertida, que só os pequenos conseguem.
Gestos do Chão retrata o pertencimento e a identidade da criança através da terra.
O curta-metragem Gestos do Chão discute a relação do elemento terra com o corpo e a imaginação da criança. A partir de depoimentos de um permaculturista, um arquiteto e um coreógrafo, o filme aborda como a paisagem, a matéria e o gesto do brincar fundamentam na criança noções matriciais de pertencimento e identidade.
O Menino Que Não Queria Nascer conta a história que deu origem ao Estatuto da Criança e do Adolescente.
O Menino Que Não Queria Nascer mostra a trajetória dos direitos das crianças até a aprovação do artigo 227, que deu origem ao Estatuto da Criança e do Adolescente, criado em 13 de julho de 1990.
O curta-metragem aborda os avanços históricos no campo dos direitos da criança, ao longo do século 20. A iniciativa do Instituto Alana teve a direção de Estela Renner e faz parte do Projeto Prioridade Absoluta: Criança em primeiro lugar. A produção sensível e didática conta a história do personagem Pedro, um menino que quer nascer em um mundo onde seus direitos estejam garantidos.
O corpo-alma da infância Yudja, no documentário Waapa.
O documentário Waapa propõe um mergulho inédito na infância Yudja (Parque Indígena do Xingu/MT) e os cuidados que acompanham seu crescimento. O brincar, a vida comunitária e as influências de uma relação espiritual com a natureza, são revelados como elementos que organizam o corpo-alma dessas crianças.
Outro Olhar: Convivendo com a Diferença é um documentário que conta a história de um indivíduo para buscar o universal.
O indivíduo, no caso, é Charbel Gabriel, um senhor de 60 anos que ainda trabalha, exercita-se, cuida-se, estuda, interage diariamente com a família e a comunidade e tem síndrome de Down e protagoniza o documentário Outro Olhar: Convivendo com a Diferença.
Não seria pouco para quem tem tudo a seu favor, para Charbel, acaba sendo uma prova de que a síndrome de Down nem o afasta nem o limita no convívio com a sua comunidade, sua família e seus amigos. E, principalmente, não diminui seu impacto e sua influência sobre aqueles que convivem com ele
O documentário Outro Olhar – Uma nova perspectiva conta a história da estudante gaúcha Renata Basso, jovem com síndrome de Down, que acaba de concluir o Ensino Médio na cidade de Santa Maria (RS).
O documentário Outro Olhar – Uma nova perspectiva, mostra a história da estudante gaúcha Renata Basso, que tem síndrome de Down e acaba de concluir o ensino médio, é o fio condutor de um retrato impressionante sobre a educação inclusiva no Brasil. Por meio de entrevistas com professores, colegas de classe, familiares e a própria Renata, o filme mostra que o esforço coletivo torna possível oferecer uma aprendizagem de qualidade a estudantes especiais.