Obesidade em Crianças e Adolescentes: uma responsabilidade compartilhada

A obesidade é uma doença multifatorial que afeta, atualmente, 124 milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo. O cenário no Brasil não é diferente e segue as tendências mundiais. Em especial as que se referem aos países em desenvolvimento, onde a epidemia de obesidade tende a se agravar nos próximos anos.

Entendendo o assunto como uma importante questão de saúde pública, o Instituto Alana e o Instituto Desiderata, com o apoio de outras organizações parceiras, lançaram o infográfico Obesidade em Crianças e Adolescentes: uma responsabilidade compartilhada.


O programa Criança e Natureza tem como missão defender o direito de toda criança a viver em um meio ambiente saudável, fortalecendo seu vínculo com a Natureza. Dessa forma, defende cidades mais verdes, acessíveis e amigáveis para as crianças, espaços escolares com mais natureza, desafiadores e conectados com seus territórios. A Natureza como essencial para a saúde e o bem viver, e justiça climática e socioambiental para todas as infâncias. Sua visão é de que haja mais crianças na Natureza e mais Natureza para as crianças.


Faça o download do material Obesidade em Crianças e Adolescentes: uma responsabilidade compartilhada.

Guia de Aprendizagem ao Ar Livre em Jundiaí

É com muita alegria que apresentamos este Guia de Aprendizagem ao Ar Livre em Jundiaí, elaborado pela equipe do programa Criança e Natureza em parceria com a Prefeitura de Jundiaí.

Este material busca apoiar municípios e estados no planejamento para o uso de espaços ao ar livre durante as aulas presenciais. Ele parte dos estudos de caso de três escolas do município de Jundiaí, em São Paulo, que têm empreendido esforços no caminho do desemparedamento da infância.

O objetivo do guia é apresentar as possibilidades de práticas pedagógicas em conexão com a natureza e com os territórios das cidades. Sendo essa uma forma de diminuir os riscos de transmissão do coronavírus. E, ao mesmo tempo, colaborar na promoção de uma infância mais saudável e de uma cidade mais amigável às crianças e a toda a população.

O Guia de Aprendizagem ao Ar Livre em Jundiaí busca apontar um percurso formativo de gestores, diretores e coordenadores. Para, assim, impulsionar o planejamento do uso de espaços ao ar livre na reabertura das escolas, junto à sua comunidade escolar.


O programa Criança e Natureza tem como missão defender o direito de toda criança a viver em um meio ambiente saudável, fortalecendo seu vínculo com a Natureza. Dessa forma, defende cidades mais verdes, acessíveis e amigáveis para as crianças, espaços escolares com mais natureza, desafiadores e conectados com seus territórios. A Natureza como essencial para a saúde e o bem viver, e justiça climática e socioambiental para todas as infâncias. Sua visão é de que haja mais crianças na Natureza e mais Natureza para as crianças.


Faça o download do “Guia de Aprendizagem ao Ar Livre em Jundiaí“.

Cidades para brincar e sentar

Como criar cidades mais amigáveis e verdes para todas as crianças? Cidades para brincar e sentar? Essas perguntas têm norteado muitas das ações e estudos do programa Criança e Natureza. Hoje, podemos nos considerar uma sociedade majoritariamente urbana. Mas a urbanização das cidades brasileiras, resultou em uma forma de ocupação do espaço que privilegia o ambiente privado em detrimento da convivência em espaços públicos. O que, por fim, reduziu as áreas verdes e priorizou as ruas apenas para a passagem dos carros.

A rapidez e a intensidade desse processo causaram mudanças drásticas em nossa organização social, em nossa saúde e na nossa relação com a cultura e com a natureza.

A publicação “Cidades para brincar e sentar” apresenta um passo a passo do processo de intervenção no espaço público nas cidades de Griesheim e Brühl. Dessa forma, levou em conta a participação e os interesses de crianças, idosos e de quem tem mobilidade reduzida. O texto detalha as etapas do planejamento e a identificação de rotas relevantes, mapeadas por crianças e idosos. Que resultaram na escolha dos locais para a instalação de objetos para brincar e sentar, nas duas cidades alemãs.


O programa Criança e Natureza tem como missão defender o direito de toda criança a viver em um meio ambiente saudável, fortalecendo seu vínculo com a Natureza. Dessa forma, defende cidades mais verdes, acessíveis e amigáveis para as crianças, espaços escolares com mais natureza, desafiadores e conectados com seus territórios. A Natureza como essencial para a saúde e o bem viver, e justiça climática e socioambiental para todas as infâncias. Sua visão é de que haja mais crianças na Natureza e mais Natureza para as crianças.


Faça o download do guia “Cidades para brincar e sentar“.

Parques Naturalizados: paisagens para o brincar

É possível criar espaços de convivência e brincadeiras mais atraentes e desafiadores para as crianças, aproveitando as características dos terrenos e utilizando elementos naturais, como troncos, árvores e plantas. Assim, o material Parques Naturalizados: paisagens para o brincar traz tanto as vantagens e benefícios desses espaços, quanto informações sobre como são planejados e mantidos.

Os Parques Naturalizados são uma solução baseada na natureza que ajuda tanto as cidades quanto as infâncias! Confira, assim, alguns dos seus benefícios:

  • Possibilitam que as crianças brinquem de forma mais ativa, livre e criativa.
  • Aumentam a rede de áreas verdes urbanas mantendo a permeabilidade do solo.
  • Podem ser instalados em praças, terrenos baldios, escolas, condomínios, clubes etc.
  • Custam menos, têm implantação rápida e envolvem a comunidade no seu planejamento.
  • Ajudam as crianças e adolescentes a desenvolver um vínculo afetivo com a natureza.

O programa Criança e Natureza tem como missão defender o direito de toda criança a viver em um meio ambiente saudável, fortalecendo seu vínculo com a Natureza. Dessa forma, defende cidades mais verdes, acessíveis e amigáveis para as crianças, espaços escolares com mais natureza, desafiadores e conectados com seus territórios. A Natureza como essencial para a saúde e o bem viver, e justiça climática e socioambiental para todas as infâncias. Sua visão é de que haja mais crianças na Natureza e mais Natureza para as crianças.


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Guia para pequenos criadores de TiNis

TiNi é um espaço de terra onde a gente cria Natureza e é criada por ela. Bastam três vasos ou meio metro quadrado de canteiro, e lembrar que tudo o que é cultivado deve ser bom para as crianças e adolescentes, suas famílias ou comunidades e para a própria Natureza.

Antes de criar sua TiNi, leia o conto e descubra o segredo que outras crianças já descobriram! Basta clicar no botão LER e usar as setas para navegar pelo conto. Você também pode OUVIR, ou BAIXAR para ler sempre que quiser.

Neste Guia para pequenos criadores de TiNis vocês terão todas as dicas para criar, assim, suas próprias TiNis.


O programa Criança e Natureza tem como missão defender o direito de toda criança a viver em um meio ambiente saudável, fortalecendo seu vínculo com a Natureza. Dessa forma, defende cidades mais verdes, acessíveis e amigáveis para as crianças, espaços escolares com mais natureza, desafiadores e conectados com seus territórios. A Natureza como essencial para a saúde e o bem viver, e justiça climática e socioambiental para todas as infâncias. Sua visão é de que haja mais crianças na Natureza e mais Natureza para as crianças.


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Caminhando Juntos até a Escola: o que a cidade e as crianças ganham com isso

No Brasil, 48 milhões de crianças estão matriculadas em escolas públicas e privadas, segundo o Censo Escolar 2020. Todos os dias, esses estudantes se deslocam entre suas casas e a escola. Na cidade de São Paulo, por exemplo, contabilizando todas as viagens realizadas diariamente, 35% delas dizem respeito ao deslocamento para a escola.
(Fonte: Pesquisa Origem Destino / Metrô de São Paulo / 2017.)

O que aconteceria se esse percurso entre a escola e a casa fosse feito a pé? E como implementar isso garantindo a segurança das crianças? O que as crianças ganhariam realizando esses deslocamentos a pé? O que as escolas ganhariam? E a cidade?

Para responder a essas e outras perguntas, e ainda apresentar estratégias e mostrar como outros países promoveram mudanças, o programa Criança e Natureza lança, em parceria com a iniciativa Carona a Pé, lança o Guia “Caminhando Juntos até a Escola”. O intuito é o de incentivar a mobilidade ativa de crianças e adolescentes no trajeto escolar, permitindo mais experiências ao ar livre, vivências coletivas, oportunidades de aprendizado, de interação com a cidade, com a natureza e o desenvolvimento de hábitos saudáveis para as crianças.


O programa Criança e Natureza tem como missão defender o direito de toda criança a viver em um meio ambiente saudável, fortalecendo seu vínculo com a Natureza. Dessa forma, defende cidades mais verdes, acessíveis e amigáveis para as crianças, espaços escolares com mais natureza, desafiadores e conectados com seus territórios. A Natureza como essencial para a saúde e o bem viver, e justiça climática e socioambiental para todas as infâncias. Sua visão é de que haja mais crianças na Natureza e mais Natureza para as crianças.


Faça o download do guia Caminhando Juntos até a Escola.

O papel da natureza para a saúde das crianças no pós-pandemia

A pesquisa O Papel da Natureza para a Saúde das Crianças no Pós-Pandemia foi realizada pela Rede Conhecimento Social, com mil famílias com crianças de até 12 anos, em todo o Brasil.

A pesquisa, idealizada pelo programa Criança e Natureza em parceria com a Fundação Bernard Van Leer e o WWF-Brasil, entrevistou famílias em todo o Brasil. Nela, 75% delas dizem que pretendem levar as crianças mais vezes para praças e parques. Isso, já que, durante a pandemia, perceberam os benefícios que esse contato com a natureza trouxe para as crianças.

As famílias não estão sozinhas. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) afirma que oferecer mais natureza é estratégico na redução dos danos do isolamento. Desse modo, agora, mais do que nunca, se você convive com uma criança: dê natureza para ela!


O programa Criança e Natureza tem como missão defender o direito de toda criança a viver em um meio ambiente saudável, fortalecendo seu vínculo com a Natureza. Dessa forma, defende cidades mais verdes, acessíveis e amigáveis para as crianças, espaços escolares com mais natureza, desafiadores e conectados com seus territórios. A Natureza como essencial para a saúde e o bem viver, e justiça climática e socioambiental para todas as infâncias. Sua visão é de que haja mais crianças na Natureza e mais Natureza para as crianças.


Faça agora download da pesquisa “O Papel da Natureza para a Saúde das Crianças no Pós-Pandemia”.

Publicidade infantil é ilegal

No dia 4 de abril de 2014 foi publicada no Diário Oficial da União a Resolução 163/2014 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que considera abusivo o direcionamento de publicidade e de comunicação mercadológica à criança, pessoa de até 12 anos de idade, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O que torna qualquer forme de publicidade infantil ilegal.

Entenda o impacto da Resolução 163/2014 do Conanda neste material do Instituto Alana. Preencha os dados para receber o link para download do material no seu e-mail.

Um Lugar Para Todo Mundo

Um Lugar Para Todo Mundo é um filme sobre o direito de estar na escola junto com todas as crianças.

Quando Emílio, uma criança de 3 anos, está prestes a ingressar na escola, sua família se depara com as barreiras do sistema educacional que mais discrimina nos Estados Unidos: as escolas públicas da cidade de Nova York. Na luta para garantir o direito de Emílio à uma educação inclusiva, eles investigam histórias pessoais e inspiradoras que denunciam muitas injustiças.

Dados da Unicef revelam que existem mais de 93 milhões de crianças com deficiência em todo o mundo – quase metade delas não frequenta uma escola. A outra metade está na luta pelo direito de frequentar uma escola que não as discrimina e separa das outras crianças.

Um Lugar Para Todo Mundo revela que o caminho para uma sociedade inclusiva começa pela garantia de uma escola para todas as crianças, um direito de todas.

Assistir documentário

Ficha técnica

Direção
Oliver Bernier

Produção
Olivier Bernier, Tiffany Conklin, Patrick Solomon, Ana Lucia Villela, Estela Renner, Luana Lobo e Marcos Nisti

Produção executiva
Mariana Oliva e Flavia Doria

Direção de fotografia
Juan Manuel Fernandez Pozzo

Montagem
Rodrigo Brazão

Supervisor de Pós-produção
Erich Gilbride

Trilha sonora
Garth Stevenson

Por Uma Educação Antirracista

Por Uma Educação Antirracista é uma minissérie que aponta caminhos e mapeia práticas para toda a aldeia que educa uma criança: escolas, famílias e comunidades.

Você sabe o que é uma educação antirracista? Para ajudar a responder a essa pergunta, a minissérie em cinco episódios aponta caminhos e mapeia práticas para toda a aldeia que educa uma criança: escolas, famílias e comunidades.

Com direção e roteiro de Shirlene Paixão, a minissérie entra nas casas de Samara Felippo, Aline Wirley, Luana Génot, Fatou Ndiaye e Márcia Kambeba e conta com o apoio de especialistas como Ailton Krenak e Nilma Lino Gomes para inspirar uma revisão urgente na educação para relações étnico-raciais no país. Vamos fazer essa transformação juntos?

Assistir minissérie

Ficha técnica

Direção, Roteiro e Criação de Conteúdo
Shirlene Paixão

Produção
Ana Lúcia Villela, Estela Renner, Luana Lobo e Marcos Nisti

Co-Produção Executiva
Mari Mecchi

Produção Executiva
Flavia Doria, Geisa França e Mariana Oliva

Produção Executiva de Desenvolvimento
Duda Porto de Souza

Coordenação de Produção
Renata Romeu

Consultoria de Narrativa
Tatiana Nascimento

Consultoria de Educação
Raquel Franzim

Consultoria Pedagógica
Clélia Rosa

Consultoria Indígena
Michael Baré Tikuna

Coordenação de pós-produção
Lázaro Ramos e Joaquim de Almeida

Coordenação de Pós Produção
Cinthia Imamura

Ilustrações
Jéssica R Goes