Dois exemplares do livro "Território do Brincar - Diálogo com Escolas". Na foto da capa, uma criança branca brinca em um carrinho de rolimã.

Diálogo com Escolas

FacebookTwitter

O Território do Brincar estabeleceu parcerias com escolas por meio de videoconferências mensais, abordando temas organizados pela equipe. Além disso, foram promovidos encontros no Instituto Alana com a presença de palestrantes convidados. Cada escola parceira também desenvolveu um projeto de pesquisa específico, focado na brincadeira de casinha.

Todas essas atividades foram cuidadosamente registradas e documentadas, com o propósito de lançar um documentário em 2015. O objetivo principal é compartilhar o percurso de reflexão e diálogo que se estabeleceu entre as Escolas e o Território do Brincar.

Através das videoconferências, as escolas puderam se conectar regularmente com a equipe do Território do Brincar. Os encontros no Instituto Alana proporcionaram um ambiente propício para a troca de conhecimentos, com a participação de especialistas convidados.

Ao mesmo tempo, cada escola parceira dedicou-se à realização de um projeto de pesquisa sobre a brincadeira de casinha. Esse projeto permitiu uma imersão mais aprofundada no tema e contribuiu para a construção de um conhecimento compartilhado.

O documentário, resultado desse processo colaborativo, será uma ferramenta valiosa para disseminar as experiências vividas pelas escolas e pelo Território do Brincar. Através dele, outras instituições e profissionais da área poderão se inspirar e aprender com essa trajetória de reflexão e diálogo em prol da valorização do brincar.


O projeto Território do Brincar, uma co-realização com o Instituto Alana, trabalha com o modo de olhar para a criança e seu jeito de brincar, focando no que há de mais belo e potente na infância. O documentário de longa metragem é uma co-produção da Maria Farinha Filmes e Ludus Vídeos e Cultura.


Faça o download do material “Diálogo com Escolas”.