Cena do filme Território do Brincar. Na imagem, uma criança negra brinca e sorri em uma rua com chão de terra.

Território do Brincar

O Documentário Território do Brincar é um passeio pela geografia de gestos infantis que habitam brincadeiras de diversas regiões brasileiras.

Gestos que contam histórias, revelam narrativas, constroem uma linguagem própria do brincar e nos apresentam a nós mesmos. Durante dois anos, os documentaristas Renata Meirelles e David Reeks viajaram pelo Brasil registrando o brincar universal de meninos e meninas de diferentes realidades.

O Documentário Território do Brincar faz parte do Projeto Território do Brincar, uma parceria com o Instituto Alana, que mapeou, entre abril de 2012 e dezembro de 2013, as muitas formas de brincar em comunidades rurais, indígenas, quilombolas, das grandes metrópoles, do sertão e do litoral. Assim, assume o brincar infantil como narrativa que sustenta uma história na íntegra. Os adultos ficam de fora das imagens desse filme, mas o espectador certamente se sentirá representado pelo potencial do brincar dessas crianças.

“Assumimos uma linguagem que não pretende ser didática ou ter a intenção de provocar discussões sobre o certo e o errado na educação, e confiamos na comunicação pela força sensível infantil. Este filme é parte de um projeto de pesquisa, registro e difusão que integra diferentes produções culturais. Uma realização que entende o cinema como uma excelente porta para enxergar a mudança que se quer ver.”

Assistir o documentário

Ficha técnica

Direção
David Reeks e Renata Meirelles

Roteiro
Clara Peltier e Renata Meirelles

Fotografia
David Reeks

Montagem
Marilia Moraes

Música
Composta por Artur Andrés e interpretada pelo Grupo Uakti e convidados

Produção executiva
Juliana Borges

Câmera
David Reeks

Produção
Estela Renner, Luana Lobo, Marcos Nisti, Maria Farinha Filmes e Ludus Vídeos