Na imagem, ilustrações da publicação Somos Plurais, em que pessoas com e sem deficiência caminham e realizam diferentes atividades, como andar de bicicleta e caminhar olhando para o celular.

Somos Plurais

FacebookTwitter

Somos Plurais é um convite a práticas cotidianas de inclusão em instituições culturais e organizações do terceiro setor.

Acesso. Entre as muitas definições dessa palavra na língua portuguesa está a “possibilidade de chegar a; aproximação, avizinhação, chegada”. Já o termo acessibilidade, popularizado nas últimas décadas para destacar o direito de participação de pessoas com deficiência, diz respeito à adoção de “medidas apropriadas para assegurar-lhes o acesso, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, ao meio físico, ao transporte, à informação e comunicação, inclusive aos sistemas e tecnologias da informação e comunicação, bem como a outros serviços e instalações abertos ou propiciados ao público, tanto na zona urbana como na rural”, segundo a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da Organização das Nações Unidas (ONU).

A partir da identificação e da eliminação de barreiras, busca-se ampliar o acesso de uma significativa parcela da população a espaços, serviços, informações, vivências e bens culturais que, embora lhe sejam de direito, ainda enfrentam práticas de exclusão antigas.


O Alana é uma organização de impacto socioambiental que promove e inspira um mundo melhor para as crianças. É um sistema que coabitam três esferas interdependentes, de atuação convergente. O encontro inusitado de um Instituto, uma Fundação e um Núcleo de Negócios de Entretenimento de Impacto.


Faça o download do material “Somos Plurais”.