Cena do filme O Começo da Vida: na imagem, quatro crianças sorriem. Elas estão com o corpo inclinado sobre uma cerca de madeira.

O Começo da Vida

O filme O Começo da Vida convida todo mundo a refletir como parte da sociedade: estamos cuidando bem dos primeiros anos de vida, afinal, eles definem tanto o presente quanto o futuro da humanidade?

Um dos maiores avanços da neurociência é ter descoberto que os bebês são muito mais do que uma carga genética. Portanto, desenvolvimento de todos os seres humanos encontra-se na combinação da genética com a qualidade das relações que criamos e do ambiente em que estamos inseridos.

Desenvolver-se significa sair do envolvimento com a mãe. Assim, após os seis primeiros meses de vida do bebê, o desenvolvimento acelera e esse distanciamento aumenta. Em seguida, a criança passa a se dar conta da própria existência e a se reconhecer como algo externo à mãe.

Acima de tudo, as experiências da primeira infância formam a arquitetura cerebral. A genética, o ambiente e a interação também são importantes.

Assim, o filme O Começo da Vida convida todo mundo a refletir como parte da sociedade: estamos cuidando bem dos primeiros anos de vida, que definem tanto o presente quanto o futuro da humanidade?

De grande importância, como resultado, o filme iniciou um movimento pela causa da primeira infância, sendo a principal ferramenta da campanha global da UNICEF. Ao passo que, foi o documentário mais visto nos cinemas brasileiros em 2016*, nos seus primeiros três meses de lançamento mais de 178 mil pessoas assistiram o filme nos cinemas e em sessões especiais.
Atualmente, o filme está disponível em diversas plataformas digitais em formato de documentário, bem como de série em 85 países. De acordo com a Ancine, mais de 8 milhões de pessoas em todo o mundo já se inspiraram com essa história.

Assistir filme

Ficha técnica

Roteiro
Estela Renner

Direção
E. Renner

Argumento
Ana Lucia Villela e Estela Renner

Prod. executiva
Eduardo de C. Queiroz, Marcos Nisti e Michael Feigelson

Dir. de fotografia
Janice D’Avila

Assist. de direção​
Mari Mitre

Montagem
Jordana Berg

Coord. de pós produção
Geisa França

Produção
Marcos Nisti, Luana Lobo e Estela Renner

Trilha Sonora
Ed Côrtes

Países de filmagem
Canadá, Brasil, Índia, China, Quênia, Itália, Argentina, Estados Unidos, França e Japão.