Desemparedamento da Infância: na imagem, três crianças leem em um parque arborizado.

Infográficos Desemparedamento da Infância

FacebookTwitter

O estudo Infográficos Desemparedamento da Infância foi realizado pela VOX Pesquisas para o Alana. Apresenta, principalmente, a relação entre a criança e a natureza no Brasil urbano. Nele, ainda, a escola, em especial a pública, aparece como lugar fundamental para estimular o contato das crianças com a natureza.

Enquanto tenta entender as relações entre o visível estado de desequilíbrio ambiental e o aprisionamento das crianças nas instituições de cuidado e escolarização, Lea Tiriba faz a seguinte provocação: “o que seria possível em ter- mos de inovação pedagógica se os adultos se permitissem acompanhar as crianças, seguir a trilha dos desejos delas”?

Ela acaba sendo a esperança de vivência de aspectos fundamentais da infância, já pouco possível em outro ambiente.


O programa Criança e Natureza tem como missão defender o direito de toda criança a viver em um meio ambiente saudável, fortalecendo seu vínculo com a Natureza. Dessa forma, defende cidades mais verdes, acessíveis e amigáveis para as crianças, espaços escolares com mais natureza, desafiadores e conectados com seus territórios. A Natureza como essencial para a saúde e o bem viver, e justiça climática e socioambiental para todas as infâncias. Sua visão é de que haja mais crianças na Natureza e mais Natureza para as crianças.


Faça o download do material Infográficos Desemparedamento da Infância.