Montagem com vários desenhos de crianças.

Escuta de Crianças: um método para escuta sensível da infância

FacebookTwitter

Este relatório é resultado do projeto Escuta de Crianças, realizado em 2018 pelo Instituto Alana, com apoio da Fundação Bernard van Leer, no qual foi desenvolvida uma pesquisa nas cinco regiões do Brasil com o intuito de escutar as crianças acerca da cidade e da natureza. Com base nesse laboratório de escuta, buscamos construir uma metodologia capaz de ser sistematizada e aplicada a propósitos de escuta diversos, contribuindo para o reconhecimento da importância de considerar a perspectiva e as necessidades das crianças na construção de políticas públicas, de programas e de ações.

O que você vai encontrar no relatório:

  • Por que escutar as crianças?
  • O método
    Demonstraremos como criamos as condições de trabalho e metodologia para alcançar, portanto, o objetivo principal deste projeto: cumprir o processo completo de uma pesquisa de escuta.
  • Leitura e análise da escuta: cidade
  • Leitura e análise da escuta: natureza

Alana é uma organização de impacto socioambiental que promove e inspira um mundo melhor para as crianças. É um sistema que coabitam três esferas interdependentes, de atuação convergente. O encontro inusitado de um Instituto, uma Fundação e um Núcleo de Negócios de Entretenimento de Impacto.


Faça o download do material relatório completo: Escuta de Crianças: um método para escuta sensível da infância.