Bicicleta para uma infância saudável: na imagem, duas crianças brancas brincam de bicicleta.

Bicicleta para uma infância saudável

FacebookTwitter

As cidades têm se tornado cada vez menos públicos, as ruas são planejadas para os carros e há amigáveis às crianças. Falta segurança nos espaços urbanos e há poucas áreas verdes. Assim, leva à uma infância cada vez mais confinada e com poucas oportunidades de contato com a natureza. Trazemos, dessa forma, um guia sobre a importância da bicicleta para uma infância saudável.

Nesse contexto de urbanização, o uso da bicicleta pode ser uma potente estratégia de “desemparedamento” das crianças e de exploração dos espaços abertos e públicos.

Aprender a pedalar e dominar gradativamente o uso da bicicleta, em diferentes cenários e terrenos, promove o aprendizado de competências fundamentais para o desenvolvimento sadio das crianças.


O programa Criança e Natureza tem como missão defender o direito de toda criança a viver em um meio ambiente saudável, fortalecendo seu vínculo com a Natureza. Dessa forma, defende cidades mais verdes, acessíveis e amigáveis para as crianças, espaços escolares com mais natureza, desafiadores e conectados com seus territórios. A Natureza como essencial para a saúde e o bem viver, e justiça climática e socioambiental para todas as infâncias. Sua visão é de que haja mais crianças na Natureza e mais Natureza para as crianças.


Faça o download do material Bicicleta para um infância saudável.