As iniciativas do Instituto Alana fundamentam ações de defesa e promoção dos direitos e do desenvolvimento integral da infância. Bem como, direciona todos os programas a partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentáveis das Nações Unidas.
São eixos de atuação dos programas: aporte jurídico para incidir na formulação e implementação de políticas públicas, comunicação de excelência sobre os temas que atingem as múltiplas infâncias brasileiras, assim como mobilização nacional e internacional, organizada para alcançar impactos sistêmicos.
Criança e Consumo
Desde 2006, o programa Criança e Consumo se dedica a divulgar e debater ideias sobre as questões relacionadas à publicidade infantil, desenvolvendo ações para sobretudo prevenir e mitigar os prejuízos decorrentes dessa exploração comercial.
Criança e Natureza
O objetivo do programa é contribuir para que as crianças, especialmente as do contexto urbano, cresçam e se desenvolvam em contato direto com a natureza. Orientadas pela justiça climática e socioambiental, suas estratégias e ações intersetoriais envolvem pesquisas, experiências e a incidência em políticas públicas.
Espaço Alana
Localizado no Jardim Pantanal, comunidade da Zona Leste de São Paulo, marca o início da história do Alana, em 1994. Sua missão é investir no desenvolvimento local por meio de ações socioeducativas, articulação comunitária e diálogo com o poder público.
Lunetas
O Lunetas é um portal jornalístico que retrata diferentes perspectivas sobre as infâncias do Brasil. Com foco em notícias, artigos de opinião e dicas de entretenimento, seu conteúdo é, dessa forma, pensado para famílias, educadores, cuidadores e o público interessado nessa temática.
Território do Brincar
O Território do Brincar registra e difunde a ação genuína do brincar. Trata-se de um trabalho de pesquisa, documentação e difusão, que envolve a escuta e o intercâmbio de saberes, com o objetivo de sensibilizar o olhar sobre a cultura da infância.
TiNis
TiNi é um espaço de terra onde a gente cria Natureza e é criada por ela.
Bastam três vasos ou meio metro quadrado de canteiro, e lembrar que tudo o que é cultivado deve ser bom para as crianças e adolescentes, suas famílias ou comunidades e para a própria Natureza.