Webinars

Webinars ou webinários são seminários que acontecem online para debater temas de interesse de grupos específicos. Podem ser pré-gravados ou transmitidos ao vivo, o que, geralmente, possibilita a participação do público do evento por meio do chat.

O Instituto Alana já participou e realizou diversos webinars para conversar sobre questões pertinentes à crianças e adolescentes. Em agosto de 2020, por exemplo, participamos do Webinário Justiça Começa na Infância, organizado pela Rede Nacional Primeira Infância, com apoio da ANDI, do Instituto Alana e da Open Society Foundation, para debater sobre a atuação do Sistema de Justiça e a articulação da sociedade civil pela primeira infância.

Promovemos, por exemplo, em outubro de 2020, em parceria com o Centro de Apoio Operacional Cível (CAO Cível) e a Escola Superior do Ministério Público (ESMP), o Webinar O papel do MP no enfrentamento das violências contra Crianças e Adolescentes, em que aconteceu o lançamento do Guia de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, elaborado em conjunto com o Ministério Público de São Paulo (MPSP).

Durante a pandemia, também promovemos uma série de webinars para conversar sobre a educação de crianças e adolescentes sob a lente de vários vieses. A primeira edição da jornada formativa, exibida em outubro de 2020, debateu sobre os pontos de encontro entre o audiovisual e a educação. A segunda, que aconteceu em janeiro de 2021, teve como objetivo inspirar e subsidiar a comunidade escolar frente aos novos desafios impostos pela pandemia. E a terceira convidou especialistas para conversar sobre o papel da escola no combate ao racismo, em julho de 2021.

Realizamos, ainda, entre março e abril de 2021, uma série de conversas ao vivo em que reunimos os pesquisadores que participaram do filme “Brincar em Casa” para falar sobre o processo de pesquisa, o brincar livre dos pequenos, os bastidores do filme e as transformações e aspectos do brincar das crianças em casa durante a pandemia e para além dela.