Notícias

À esquerda o logo do evento "No chão da escola: educação e cinema na promoção dos direitos humanos". À direita, a colagem da foto em preto e branco de uma criança. Ela estende os braços e enquadra com os dedos o horizonte, comprimindo os olhos para enxergar entre o espaço entre os dedos. Em volta de seu rosto há um triângulo vermelho. Ao lado, o logo do Alana, iniciativa e realização, seguido pelo logo do Videocamp, patrocínio.

Acreditamos no potencial do cinema como ferramenta de transformação. Os filmes podem despertar em nós novas reflexões sobre o mundo e mobilizar pessoas a protagonizar narrativas de mudança em suas comunidades e escolas. 

Para refletir sobre pontos de encontro entre o audiovisual e a educação, o Instituto Alana, com o patrocínio do Videocamp, celebra o dia dos professores com a estreia da iniciativa No Chão da Escola, em uma conversa formativa sobre a relação entre a educação e o cinema na promoção dos direitos humanos.

O encontro online, que aconteceu no dia 15 de outubro, das 19 às 21 horas, teve recursos de acessibilidade (legendagem em tempo real e intérprete de libras) e contou com a presença de profissionais da educação básica, cultura, cinema e direitos humanos para levar inspiração, reflexão e proporcionar debates com os participantes. São eles:

  • Sônia Beatriz dos Santos, professora da Faculdade de Educação da UFRJ; 
  • Day Rodrigues, cineasta, pesquisadora e educadora; 
  • Val Lima, coordenadora de formação do Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias; 
  • Adriana Fresquet, professora da Faculdade de Educação da UFRJ;
  • Felipe Barquete, fundador e coordenador do Semente Cinematográfica;

Também participaram como mediadoras do evento Raquel Franzim, coordenadora de educação do Instituto Alana, e Josi Campos, coordenadora da plataforma Videocamp. 

Se a criança é nossa prioridade, quem educa deve receber também toda a nossa dedicação. A iniciativa do Instituto Alana, No Chão da Escola, busca fomentar encontros e produtos que valorizam e investem na formação continuada de profissionais da educação básica. Essa primeira formação do evento No Chão na Escola marca o início de muitas outras ações com e para educadores e educadoras que estão por vir. 

==========================================

Indicações de materiais para se aprofundar

Sites:

  • App “Caixa de Inspiração” – construído em agosto de 2020 para compartilhar materiais gratuitos, em diversos formatos, relacionados ao tema da educação audiovisual:  https://bit.ly/Caixa_Semente
  • Programa de Apoio em Educação Audiovisual – concebido com o objetivo de compartilhar saberes e ferramentas de trabalho, além de oferecer apoio pedagógico aos educadores da educação básica. Sua primeira edição foi 100% online e gratuita. O programa ocorreu em agosto de 2020, após uma campanha de escuta de mais de 200 profissionais da educação de todo o país durante a pandemia. Todo o conteúdo da primeira edição está disponível no site: https://bit.ly/Site_ProgramadeApoio
  • Inventar com a Diferença: cinema, educação e direitos humanos –  site que busca compartilhar saberes e práticas para que todos aqueles interessados em levar o cinema e os direitos humanos para a educação possam fazê-lo: http://www.inventarcomadiferenca.com.br

> Cadernos do Inventar –  material oferece uma formação básica para realização de oficinas de cinema ligada aos direitos humanos nas escolas: https://www.academia.edu/30703627/Cadernos_do_Inventar_com_Diferença

  • Canal Semente Cinematográfica – Canal no Youtube com mais de 40 filmes feitos em escolas e ONGs, além de reflexões e materiais de referência na área: http://bit.ly/Semente_CanalYoutube

Em especial, destacamos três filmes:

> Carta-semente (2020) https://youtu.be/J46_8wR_5gg

[Filme-carta – 38 min – João Pessoa/PB – 2020] 

Sinopse: Uma carta audiovisual feita com fragmentos das experiências de educadoras e educandos durante a realização do projeto Cartografia de imagens, que implementou 4 Escolas Vivas de Cinema no Estado da Paraíba.

> Rio de Memórias (2019) https://youtu.be/hoCkhAZPO8c

[Documentário – 14 min – Paraíba – 2019]

Sinopse: As crianças do quilombo Gurugi-Ipiranga (Conde/PB) te convidam para uma imersão audiovisual nos rios e nas memórias da comunidade sobre um modo de vida integrado com a natureza.

> A roda das gerações do coco (2018)https://youtu.be/iuDmp-RTN6c 

[Documentário – 17 min – Paraíba – 2018]

Sinopse: A dança de roda que cria e une gerações – o encontro das crianças do grupo Clamores Antigos com os mais velhos integrantes do coco de roda Novo Quilombo, da comunidade quilombola Gurugi-Ipiranga (Conde/PB).

 

Artigos

Livros

Comentários ( 145 )

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos necessários *

X