Cena do filme "Um lugar para todo mundo". Na imagem, crianças brancas e negras sorriem em um pátio escolar.

Sobre o Instituto Alana

Honrar a criança é investir no futuro de toda a sociedade.

Entendemos as crianças como sujeitos de direitos, criadoras e protagonistas de formas singulares de ser, estar, pensar, sentir e participar do mundo — a isso chamamos “cultura das infâncias”. É este o olhar que as permite sonhar e crescer de modo saudável, em todos os sentidos.

O desenvolvimento físico, emocional, cognitivo, social e simbólico das crianças reivindica um diálogo atento por parte das famílias e do Estado, assim como da sociedade e de todas as comunidades. A meta é salvaguardar seus direitos e atender suas necessidades.

Denunciamos o presente e anunciamos um futuro possível. Para revelar e disseminar essas narrativas, nossos programas acionam fontes e vozes profissionais valiosas, incluindo expressões das próprias crianças, adolescentes e jovens. Acima de tudo, nosso norte é a lei. Os artigos 6º e 277 da Constituição Federal de 1988; o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Convenção sobre Direitos da Criança da ONU, da qual o Brasil é signatário.

Saiba mais sobre o Instituto Alana nas Redes Sociais

Missão

A missão do Alana é honrar a criança. Descortinar questões sensíveis ao universo da infância e apresentá-las de modo singular. Promover a responsabilidade coletiva em relação ao cuidado e à proteção da infância. Fortalecendo, assim, as relações familiares, o poder público e as instituições presentes nos tempos e espaços de formação da criança.

O verbo é “cuidar”, conectar a dimensão socioambiental com a potencialidade das ações individuais e coletivas da nossa rede. Tudo isso com a bússola dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU

Valores

Buscamos uma agenda comum por um mundo mais plural, inclusivo e igualitário para todas as crianças. Privilegiando, dessa forma, o interesse público com pilares na democracia, nos direitos humanos, na justiça social e na sustentabilidade socioambiental. Além disso, ética, transparência, acessibilidade, acolhimento, criatividade e inovação são palavras que estampam o nosso léxico de valores.

História

O Alana nasceu em 1994, no Jardim Pantanal, comunidade no extremo da Zona Leste de São Paulo. A princípio, foi criado um centro para a promoção de encontros entre lideranças locais, com a estruturação de uma creche. Mais tarde, esta seria conveniada da Prefeitura de São Paulo – e ofereceria atividades de contraturno para crianças mais velhas.

O trabalho de articulação local com o poder público levou à criação oficial do Instituto Alana, em 2002. Desde 2013, a organização é mantida pelos rendimentos de um fundo patrimonial, ampliando sua atuação com o desenvolvimento de novos programas e parcerias que visam fortalecer as garantias de uma infância digna para todas e todos.