Notícias

À esquerda o logo do evento "No chão da escola: educação e cinema na promoção dos direitos humanos". À direita, a colagem da foto em preto e branco de uma criança. Ela estende os braços e enquadra com os dedos o horizonte, comprimindo os olhos para enxergar entre o espaço entre os dedos. Em volta de seu rosto há um triângulo vermelho. Ao lado, o logo do Alana, iniciativa e realização, seguido pelo logo do Videocamp, patrocínio.

Acreditamos no potencial do cinema como ferramenta de transformação. Os filmes podem despertar em nós novas reflexões sobre o mundo e mobilizar pessoas a protagonizar narrativas de mudança em suas comunidades e escolas. 

Para refletir sobre pontos de encontro entre o audiovisual e a educação, o Instituto Alana, com o patrocínio do Videocamp, celebra o dia dos professores com a estreia da iniciativa No Chão da Escola, em uma conversa formativa sobre a relação entre a educação e o cinema na promoção dos direitos humanos.

O encontro online, que aconteceu no dia 15 de outubro, das 19 às 21 horas, teve recursos de acessibilidade (legendagem em tempo real e intérprete de libras) e contou com a presença de profissionais da educação básica, cultura, cinema e direitos humanos para levar inspiração, reflexão e proporcionar debates com os participantes. São eles:

  • Sônia Beatriz dos Santos, professora da Faculdade de Educação da UFRJ; 
  • Day Rodrigues, cineasta, pesquisadora e educadora; 
  • Val Lima, coordenadora de formação do Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias; 
  • Adriana Fresquet, professora da Faculdade de Educação da UFRJ;
  • Felipe Barquete, fundador e coordenador do Semente Cinematográfica;

Também participaram como mediadoras do evento Raquel Franzim, coordenadora de educação do Instituto Alana, e Josi Campos, coordenadora da plataforma Videocamp. 

Se a criança é nossa prioridade, quem educa deve receber também toda a nossa dedicação. A iniciativa do Instituto Alana, No Chão da Escola, busca fomentar encontros e produtos que valorizam e investem na formação continuada de profissionais da educação básica. Essa primeira formação do evento No Chão na Escola marca o início de muitas outras ações com e para educadores e educadoras que estão por vir. 

Comentários ( 145 )

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos necessários *

X