07/10/2020
Acreditamos no potencial do cinema como ferramenta de transformação. Afinal, os filmes podem despertar em nós novas reflexões sobre o mundo. Além disso, têm a capacidade de mobilizar pessoas a protagonizar narrativas de mudança em suas comunidades e escolas.
Para refletir sobre pontos de encontro entre o audiovisual e a educação, o Instituto Alana celebra o dia dos professores com a estreia da iniciativa “No Chão da Escola”. O evento tem patrocínio do Videocamp.
O encontro online aconteceu no dia 15 de outubro, das 19 às 21 horas. Ele contou com recursos de acessibilidade (legendagem em tempo real e intérprete de libras) e com a presença de profissionais da educação básica, cultura, cinema e direitos humanos. São eles:
- Sônia Beatriz dos Santos, professora da Faculdade de Educação da UFRJ;
- Day Rodrigues, cineasta, pesquisadora e educadora;
- Val Lima, coordenadora de formação do Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias;
- Adriana Fresquet, professora da Faculdade de Educação da UFRJ;
- Felipe Barquete, fundador e coordenador do Semente Cinematográfica;
Também participaram como mediadoras do evento a coordenadora de educação do Instituto Alana, Raquel Franzim, e a coordenadora da plataforma Videocamp, Josi Campos.
Se a criança é nossa prioridade. E quem educa deve receber também toda a nossa dedicação. A iniciativa do Instituto Alana busca fomentar encontros e produtos que valorizem e invistam na formação continuada de profissionais da educação básica. Essa primeira formação do evento No Chão na Escola marca o início de muitas outras ações que estão por vir.
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Cinema e educação: sites para se aprofundar
- App “Caixa de Inspiração” – construído em agosto de 2020 para compartilhar materiais gratuitos, em diversos formatos, relacionados ao tema da educação audiovisual: https://bit.ly/Caixa_Semente
- Programa de Apoio em Educação Audiovisual – concebido com o objetivo de compartilhar saberes e ferramentas de trabalho, além de oferecer apoio pedagógico aos educadores da educação básica. Sua primeira edição foi 100% online e gratuita. O programa ocorreu em agosto de 2020, após uma campanha de escuta de mais de 200 profissionais da educação de todo o país durante a pandemia. Todo o conteúdo da primeira edição está disponível no site: https://bit.ly/Site_ProgramadeApoio
- Inventar com a Diferença: cinema, educação e direitos humanos – site que busca compartilhar saberes e práticas para que todos aqueles interessados em levar o cinema e os direitos humanos para a educação possam fazê-lo: http://www.inventarcomadiferenca.com.br /
> Cadernos do Inventar – material oferece uma formação básica para realização de oficinas de cinema ligada aos direitos humanos nas escolas: https://www.academia.edu/30703627/Cadernos_do_Inventar_com_Diferença
- Canal Semente Cinematográfica – Canal no Youtube com mais de 40 filmes feitos em escolas e ONGs, além de reflexões e materiais de referência na área: http://bit.ly/Semente_CanalYoutube
Em especial, destacamos três filmes:
> Carta-semente (2020) – https://youtu.be/J46_8wR_5gg
[Filme-carta – 38 min – João Pessoa/PB – 2020]
Sinopse: Uma carta audiovisual feita com fragmentos das experiências de educadoras e educandos durante a realização do projeto Cartografia de imagens, que implementou 4 Escolas Vivas de Cinema no Estado da Paraíba.
> Rio de Memórias (2019) – https://youtu.be/hoCkhAZPO8c
[Documentário – 14 min – Paraíba – 2019]
Sinopse: As crianças do quilombo Gurugi-Ipiranga (Conde/PB) te convidam para uma imersão audiovisual nos rios e nas memórias da comunidade sobre um modo de vida integrado com a natureza.
> A roda das gerações do coco (2018) – https://youtu.be/iuDmp-RTN6c
[Documentário – 17 min – Paraíba – 2018]
Sinopse: A dança de roda que cria e une gerações – o encontro das crianças do grupo Clamores Antigos com os mais velhos integrantes do coco de roda Novo Quilombo, da comunidade quilombola Gurugi-Ipiranga (Conde/PB).
Artigos e livros
Artigos
- “Vivendo de Amor” – artigo de Bell Hooks, disponível em:https://www.geledes.org.br/vivendo-de-amor/
- “Criança é Performer” – artigo da professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Marina Marcondes Machado, disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/11444/9447
- “Abordagem em Espiral para Experienciar Arte e Educação” – artigo da professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Marina Marcondes Machado, disponível em: http://agachamento.com/abordagem-espiral-para-praticar-arte-e-educacao/
- Guia de Enfrentamento do Racismo Institucional. artigo realizado por Geledés e Cfemea, disponível em: http://www.onumulheres.org.br/wp-content/uploads/2013/12/Guia-de-enfrentamento-ao-racismo-institucional.pdf .
Livros
- “Ensinando a Transgredir – A Educação como Prática da Liberdade” (1994), de Bell Hooks. WMF Martins Fontes.
- “Pedagogia da Autonomia” (1996), de Paulo Freire. Paz e Terra.
- “Psique e Negritude – Os Efeitos Psicossociais do Racismo” (2008). Imprensa Oficial. Disponível em: http://www.ammapsique.org.br/baixe/Os-efeitos-psicossociais-do-racismo.pdf
- “Racismo Estrutural” (2019), de Silvio Almeida. Feminismos Plurais.
- “Gênero e Diversidade na Escola: formação de professoras/es em Gênero, Orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais” (2009). CEPESC. Disponível em: http://estatico.cnpq.br/portal/premios/2014/ig/pdf/genero_diversidade_escola_2009.pdf
- “Racismos Conteporâneos” (2003), Ashoka Empreendedores Sociais & Grupo Takano. Editora: Takano Cidadania.
- “Psicologia Social do Racismo: estudos sobre branquitude e branqueamento”, de Iray Carone e Maria Aparecida Silva. Bento . 4ª Ed. Rio de Janeiro: Vozes.
- “Cultura negra e educação” (2003), de Nilma Lino Gomes . Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782003000200006&lng=en&nrm=iso
- “Irmã outsider: Ensaios e conferências” (2019), de Audre Lorde e tradução de Stephanie Borges.
- “Cartografia de Imagens” de Ana Bárbara Ramos e Felipe Leal Barquete. Disponível em: http://bit.ly/Semente_Cartografiadeimagens
- “Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores” (2013), da UNESCO. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000220418
- “O Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas” (RCNEI). Disponível em: https://www.ufmg.br/copeve/Arquivos/2018/fiei_programa_ufmg2019.pdf
- “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana”. Disponível em: http://www.uel.br/projetos/leafro/pages/arquivos/DCN-s%20-%20Educacao%20das%20Relacoes%20Etnico-Raciais.pdf