Foto mostra auditório com plateia lotada.

Mostra reúne filmes sobre educação e infância

FacebookTwitter

Com um público estimado em cerca de 400 pessoas, teve início na noite desta segunda-feira, 31 de março, a Ciranda de Filmes, uma mostra de filmes sobre educação e infância, que vai até o dia 3 de abril no Cine Livraria Cultura, em São Paulo.

“A Ciranda de Filme foi tecida para ser uma experiência inspiradora, que revele através de filmes, conversas e exposições. Pelos quatro cantos do mundo pessoas “cirandeiam”, criando sonhos e histórias ricas em sentido e aprendizados”, afirmou Ana Claudia Arruda Leite, do Instituto Alana e que integra a Coordenação Geral da Ciranda de Filmes, durante a abertura do evento.

Após o cerimonial, o público pode conferir a pré-estreia do Filme Tarja Branca, com direção do Cacau Rodhen e produção da Maria Farinha Filmes, que traz o brincar como um dos atos mais ancestrais da humanidade e que está presente na criança e no adulto em cada gesto criativo e brincante. Após o filme, houve um espetáculo do Antônio Nóbrega, artista, pesquisador e fundador do Instituto Brincante. Para coroar este encontro, o público participou de uma grande ciranda conduzida por Nóbrega.

Mostra

A Ciranda é uma co-realização do Instituto Alana, Aiuê Produtora e Circuito Cinearte, com patrocínio do Instituto Península e do Instituto Alana. A mostra trará 35 filmes, além de rodas de conversa sobre os temas nascimento e infância, espaços de aprendizagem e movimentos de transformação, com curadoria de Fernanda Heinz e Patricia Duraes.

Além dos filmes e rodas de conversa, integra o evento a instalação Ciranda de Memórias e a Exposição do Território do Brincar, que vai até o dia 12 de abril, no Conjunto Nacional.

Na exposição, os visitantes poderão conhecer parte do acervo da pesquisa realizada por Renata Meirelles e David Reeks, que durante dois anos percorreram diversas comunidades brasileiras, revelando o Brasil através dos olhos de nossas crianças. O Território do Brincar é uma co-realização do Instituto Alana.