Cena do filme Terreiros do Brincar. Na imagem, crianças indígenas brincam de trenzinho. Elas vestem roupas feitas com faixas de folhas de bananeira.

Terreiros do Brincar

O documentário Terreiros do Brincar retrata a participação de crianças em grupos de manifestações populares e a sua relação com um brincar coletivo.

O documentário Terreiros do Brincar é um retrato da diversidade de comunidades tradicionais do Brasil e de como esse pluralismo se traduz num extenso repertório de manifestações populares, cujas tradições são aprendidas desde a infância.

Como caiçaras, quilombolas, ribeirinhos, caipiras, jangadeiros, pantaneiros, sertanejos, entre outros, se relacionam com o brincar dentro dessas manifestações? Essa relação é mostrada no filme dirigido por Renata Meirelles e David Reeks, assim como a participação de crianças na relação com o brincar coletivo.

Assim, Terreiros do Brincar busca retratar o brincar por novos ângulos e nuances, explorando os saberes populares e a ligação espiritual estabelecida entre as pessoas, natureza e cultura. Assim como reafirmar a importância de garantir às crianças uma infância permeada pelas brincadeiras, rituais e manifestações populares, permitindo a elas um brincar livre e espontâneo.

Assistir documentário

Ficha técnica

Roteiro
Renata Meirelles, Soraia Chung Saura

Direção
David Reeks, Renata Meirelles

Argumento
Renata Meirelles, Soraia Chung Saura

Produção executiva
Juliana Borges

Direção de fotografia
David Reeks

Montagem
Marilia Moraes, David Reeks

Coord. de pós produção
Geisa França

Produção
Estela Renner, Marcos Nisti, Luana Lobo

Trilha Sonora
Músicas próprias dos grupos registrados no filme.