12/11/2022
O documentário Criança, a Alma do Negócio analisa a relação das nossas crianças com a publicidade.
No documentário “Criança, A Alma do Negócio”, a cineasta Estela Renner analisa os efeitos que a mídia de massa e a publicidade têm em relação às crianças, mostrando como a indústria descobriu que elas são os melhores alvos para venda de produtos. Ao mesmo tempo que ouviu crianças, o filme também conversa com os pais que relatam o quão influentes seus filhos são dentro de casa e como isso está ligado diretamente com as propagandas. Além disso, especialistas debatem os efeitos negativos dessa exposição.
Antes de mais nada, é bom lembrar que a publicidade infantil é uma prática abusiva, ilegal e proibida. É o que determina o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990), além da Resolução nº163 do Conanda.
Nesse sentido, o filme ouve especialistas, educadores, pais e as próprias crianças. Em suma, o foco é justamente nos impactos das mensagens de estímulo ao consumo direcionadas diretamente para o público infantil. Entre eles, está o consumismo infantil, a obesidade infantil e até a erotização precoce, só para citar alguns.
O documentário analisa não só os efeitos negativos da exploração comercial infantil, mas também a influência que os filhos têm no consumo familiar. “De carro à casa, geladeira, não importa, o foco é a criança. Por que eles falam com as crianças? Por que falam com bichinhos, numa linguagem infantil? Porque hoje se sabe que 80% da influência de compra dentro de uma casa vem das crianças”, diz Ana Lucia Villela, presidente do Instituto Alana, que é uma das entrevistadas.
Assistir documentário
Ficha técnica
Roteiro
Estela Renner e Renata Ursaia
Direção
Estela Renner
Argumento
Estela Renner e Marcos Nisti
Produção executiva
Estela Renner, Marcos Nisti e Luana Lobo
Direção de fotografia
Rafa Ribeiro
Assist. de direção
Camila Battistetti
Montagem
Tiago Teixeira