Covid-19 e Sistema Socioeducativo. Na imagem, elementos gráficos de diferentes cores e formatos geométricos.

Covid-19 e Sistema Socioeducativo – Panorama Nacional do Primeiro Semestre de 2020

FacebookTwitter

Por que e para que publicar um relatório descritivo sobre Covid-19 e Sistema Socioeducativo quase um ano depois?

Essa foi a pergunta que, as instituições organizadoras deste relatório fizeram antes de sua publicação. O sistema socioeducativo foi instituído para ser uma sistema nacional e único. Isso significa que no seu desenho inicial, respeitada as características e especificidades de cada unidade federativa, o atendimento socioeducativo deve ser igualitário para todas as pessoas em atendimento.

Sinase

Nesse sentido, criou-se a Coordenadoria Nacional do Sinase, com a finalidade de realizar a gestão em nível nacional. Bem como sistematizar todas as informações para o melhor funcionamento e desenvolvimento do Sistema Socioeducativo Nacional como uma política pública de atendimento a adolescentes aos quais foram atribuídas práticas infracionais.

O sistema socioeducativo já não alcançava seu desenho inicial, conforme demonstrado nos levantamentos anuais do Sinase publicados desde 20081. Dessa forma, este diagnóstico, no contexto da pandemia, é importante para identificar os primeiros desafios e as estratégias iniciais utilizadas por cada estado. Isso, em razão de uma diretriz nacional, para a continuação dos atendimentos que não foram suspensos ou interrompidos. E, assim, acompanhar os próximos passos e estratégias de cada estado no enfrentamento da pandemia.

A publicação deste relatório descritivo é um registro importante sobre este momento, que é histórico no campo social, econômico, cultural e político. É, ainda, um convite à sociedade civil para conhecer um momento vivenciado pelo sistema socioeducativo, por meio de suas instituições, órgãos fiscalizadores e da sociedade civil.


Alana é uma organização de impacto socioambiental que promove e inspira um mundo melhor para as crianças. É um sistema que coabitam três esferas interdependentes, de atuação convergente. O encontro inusitado de um Instituto, uma Fundação e um Núcleo de Negócios de Entretenimento de Impacto.


Faça o download do material.