08/12/2022
Como criar cidades mais amigáveis e verdes para todas as crianças? Cidades para brincar e sentar? Essas perguntas têm norteado muitas das ações e estudos do programa Criança e Natureza. Hoje, podemos nos considerar uma sociedade majoritariamente urbana. Mas a urbanização das cidades brasileiras, resultou em uma forma de ocupação do espaço que privilegia o ambiente privado em detrimento da convivência em espaços públicos. O que, por fim, reduziu as áreas verdes e priorizou as ruas apenas para a passagem dos carros.
A rapidez e a intensidade desse processo causaram mudanças drásticas em nossa organização social, em nossa saúde e na nossa relação com a cultura e com a natureza.
A publicação “Cidades para brincar e sentar” apresenta um passo a passo do processo de intervenção no espaço público nas cidades de Griesheim e Brühl. Dessa forma, levou em conta a participação e os interesses de crianças, idosos e de quem tem mobilidade reduzida. O texto detalha as etapas do planejamento e a identificação de rotas relevantes, mapeadas por crianças e idosos. Que resultaram na escolha dos locais para a instalação de objetos para brincar e sentar, nas duas cidades alemãs.
O programa Criança e Natureza tem como missão defender o direito de toda criança a viver em um meio ambiente saudável, fortalecendo seu vínculo com a Natureza. Dessa forma, defende cidades mais verdes, acessíveis e amigáveis para as crianças, espaços escolares com mais natureza, desafiadores e conectados com seus territórios. A Natureza como essencial para a saúde e o bem viver, e justiça climática e socioambiental para todas as infâncias. Sua visão é de que haja mais crianças na Natureza e mais Natureza para as crianças.
Faça o download do guia “Cidades para brincar e sentar“.