Na imagem, três crianças aparecem de costas e mãos dadas, vestindo roupas de festa de junina.

Jardim Pantanal celebra o “Arraial da Comunidade”

FacebookTwitter

Cores estampadas em um longo cordão de bandeirinhas alegraram parte da rua Erva do Sereno, localizada no Jd. Pantanal, zona leste de São Paulo, durante o “Arraial da Comunidade”, que aconteceu no dia 14 de julho.

Cerca de 300 pessoas passaram pela festa. Crianças, adultos e idosos esperaram ansiosamente pelas atividades nas barracas e quem participou da quadrilha entrou no clima junino vestindo roupas caipiras e chapéus de palha. Também não faltaram os comes e bebes típicos de festa junina. A música ficou por conta da Banda Alana e do artista Virbel, que agitaram a tarde.

O “Arraial da Comunidade” teve como propósito valorizar a cultura e os artistas locais, e incentivar a economia solidária. Ao todo participaram 14 famílias da região que compartilharam sete barracas comercializando comidas e bebidas.

As brincadeiras ficaram por conta do Espaço Alana que organizou a barraca da pescaria e boca do palhaço, valorizando o brincar, as tradições juninas e a imaginação. “Ao olharem um simples cardume de peixes em uma piscina de areia, por exemplo, as crianças se deixam levar pela criatividade que as colocam em um oceano, onde precisam da ajuda de seus amigos e de uma boa vara de pescar para alcançar seu objetivo. Nestes festejos tradicionais da cultura popular brasileira, a criança pode mesclar em sua história os costumes e o folclore de cada região do país”, comentou Luiz Henrique, educador do Espaço Alana.

A festa aconteceu na rua e foi organizada pelos moradores da comunidade e Espaço Alana.