Workshop

Um workshop é uma reunião de pessoas que querem aprimorar seus conhecimentos em determinado tema ou área de forma mais dinâmica do que teórica, por meio de oficinas. Costuma ser curto, pontual e contar com a presença de um ou mais instrutores que ministrarão os conteúdos e atividades.

O Instituto Alana, por meio de seus programas, já participou e realizou alguns workshops para conversar sobre questões pertinentes à infância e adolescência, por entender que essa é uma ferramenta eficaz para disseminar conhecimento de forma descomplicada, prática e acessível.

Em 2018, por exemplo, a Banda Alana esteve no Reino Unido para ministrar workshops e participar do The Encontro Street Band Festival, durante o carnaval de rua de Glasgow, na Escócia. E, em 2019, durante a 10ª Semana Mundial do Brincar, que é uma é uma campanha para a sensibilização da sociedade sobre a importância do brincar na infância, a Banda Alana ofereceu atividades como um workshop de percussão para a população do Jardim Pantanal.

O programa Criança e Consumo, em 2018, participou de um workshop organizado pelo Centro de Aprendizagem Colaborativa para o Desenvolvimento Sustentável, da Universidade de Ciências Aplicadas da Noruega, sobre educação para uma vida sustentável, apresentando o projeto EcoAtivos, que tinha o propósito de criar uma cultura de sustentabilidade local e incentivar a liderança socioambiental dos estudantes e formar a comunidade escolar para hábitos e atitudes sustentáveis.

Em 2021, o programa também participou do workshop Proteção de Crianças e Adolescentes em Ambiente Digital, organizado em parceria com o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio), com o objetivo de promover a proteção desse público no Brasil. O workshop contou com a participação de 25 especialistas de 17 diferentes organizações para debater, além dos desafios da proteção de crianças em ambientes digitais, pontos como o controle parental, habilidades digitais e desinformação e influenciadores digitais mirins.