Voluntariado

O voluntariado é uma atividade prática e organizada de cidadania e solidariedade realizada por membros de uma sociedade. Ela acontece de forma livre e comprometida, em que pessoas se unem para realizar ações escolares, cívicas, científicas, recreativas ou culturais, com o objetivo de solucionar problemas que afetem determinada comunidade.

Com diversos efeitos positivos aos habitantes do entorno, o voluntariado praticado pelos próprios moradores do bairro pode ajudar a criar entre eles um sentimento de pertencimento e de prática cidadã, o que colabora ainda para a formação de lideranças comunitárias dispostas a agir em favor de mudanças cada vez mais profundas em seus territórios. São essas figuras as responsáveis pelas articulações comunitárias para o desenvolvimento de ações de longo prazo relacionadas a problemas estruturais, como infraestrutura, educação e moradia.

Todas essas iniciativas são extremamente benéficas às crianças, já que não só melhoram a qualidade de vida no ambiente em que estão envolvidas, mas também proporcionam exemplos de solidariedade, empatia e trabalho em equipe. Isso colabora para o fortalecimento comunitário e para o desenvolvimento local.

O voluntariado pode ainda colaborar para a formação de uma rede de ajuda mútua na comunidade. Um antigo dizer africano lembra que “é preciso uma aldeia para educar uma criança”, e essa rede pode atuar nesse sentido: conectando pessoas que passam a apoiar seus vizinhos, familiares ou até desconhecidos. Assim, aos poucos, uma comunidade é formada a partir de valores como a amizade e a solidariedade. Juntos, seus membros podem lutar por políticas públicas e mudar a realidade de um local para as futuras gerações, as crianças de hoje que serão os adultos de amanhã.
Projeto do Instituto Alana, o Espaço Alana é um exemplo de ação que estimula o voluntariado no Jardim Pantanal, comunidade da zona leste de São Paulo. A iniciativa, que existe há 20 anos, tem como missão fomentar o desenvolvimento local a partir de ações socioeducativas e da articulação comunitária, com atividades de lazer, cultura e fortalecimento comunitário.