O unboxing é uma estratégia comercial muito utilizada por empresas, que enviam produtos a influenciadores e youtubers para que gravem conteúdos abrindo e apresentando produtos, que são normalmente brinquedos. Estes vídeos acabam criando e incutindo nas crianças o desejo de consumo do que está sendo “anunciado”.
Além disso, este conteúdo se confunde com os demais produzidos pelos youtubers mirins. A linha entre anúncio e entretenimento é quase imperceptível, até para um adulto. As empresas sabem disso e fazem questão de tirar proveito dessa zona cinzenta.
Dessa forma, a indústria se vale de um espaço de comunicação e entretenimento para promover sua marcas e produtos. Ela se aproveita da relação de confiança que se estabelece entre a criança produtora de conteúdo e a espectadora, e os youtubers mirins acabam por veicular publicidade abusiva e ilegal dirigida ao público infantil. Esse tipo de conteúdo cria crianças consumistas e materialistas e, possivelmente, insatisfeitas e infelizes, sempre em busca do próximo lançamento.
Comunicações mercadológicas dirigidas às crianças em qualquer meio de comunicação ou espaço de convivência da criança, é considerada uma prática abusiva e, portanto, ilegal, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, e reafirmada pela Resolução 163 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).
Isso porque crianças não têm capacidade de julgamento para entender a persuasão da publicidade infantil e que o objetivo da comunicação mercadológica é, exclusivamente, a criação de um desejo de consumo, nem compreendem as complexidades das relações de consumo.
Além de ser antiético se aproveitar da hipervulnerabilidade do público infantil para direcionar publicidade, é importante apontar que as crianças são absoluta prioridade do país e que todos somos responsáveis por garantir seu melhor interesse. Para que as presentes e futuras gerações possam se desenvolver em ambientes livres de consumismo e para que todos tenhamos um meio ambiente ecologicamente equilibrado, é necessário um esforço em conjunto de famílias, Estado e sociedade – incluindo as empresas.