Trabalho em equipe

O trabalho em equipe é o ato de desenvolver determinadas ações em coletivo visando um só propósito, um só objetivo. Ao trabalhar em equipe, exercitamos diversas habilidades sociais, como comunicação, negociação, empatia, planejamento, organização, proatividade e mediação, essenciais para o desenvolvimento do ser humano. Além disso, é na reunião de diferentes talentos que resultados inesperados podem surgir. 

No processo educativo, projetos de trabalho em equipe colocam o estudante como figura central e ativa em seu aprendizado. Em vez do isolamento intelectual, ele pratica a colaboração e o intercâmbio de ideias e conhecimentos. Entra aqui o elemento social de cooperação, tão próprio da criança.

Isso porque a lógica e o pensamento racional não são inatos: eles precisam ser formados no cérebro de quem aprende. E isso independe da mera transmissão de conhecimentos, como acontece em modelos tradicionais de educação. Com o trabalho em equipe, esse pensamento pode ser construído na experiência, na observação e na coerência das afirmações e dos raciocínios, num processo experimental e dedutivo.

Algumas atividades podem ser pensadas, inclusive, com alunos de diferentes faixas etárias. Esse tipo de trabalho em grupo permite que alunos que já adquiriram mais conhecimento possam ajudar aqueles que ainda estão começando a aprender uma habilidade, como a leitura, mas também possibilita que pratiquem a colaboração e a empatia.

Esse tipo de projeto pode, ainda, provocar os estudantes a sair de sua zona de conforto e conviver com colegas que não estejam necessariamente em seu círculo social. Isso permite não só uma maior sociabilidade — e habilidades relacionadas a ela –, mas também a vivência da mudança a que alguns jovens podem ser bastante resistentes, especialmente em idades mais avançadas.

O trabalho em equipe ajuda a promover, inclusive, o senso de coletividade e, portanto, o sentimento de pertencimento. Essas noções são fundamentais para a construção de uma comunidade que tenha entre seus membros líderes comunitários, articulações e que seja, portanto, capaz de promover o desenvolvimento local e uma melhor qualidade de vida a todos do entorno.