TiNis

Lançado no Brasil, em fevereiro de 2021, pelo Instituto Alana e por Gisele Bündchen, o projeto faz parte da iniciativa que surgiu no Peru, presente em países como Equador, Bolívia, Costa Rica, Indonésia e Japão. As TiNis são uma metodologia criada pelo empreendedor social peruano Joaquín Leguía que, depois de passar a infância no jardim de sua avó, entendeu que a experiência poderia transformar os jovens e o mundo.

São espaços de terra em que crianças e adolescentes criam natureza e são criados por ela. Basta três vasos ou meio metro quadrado de canteiro para começar o plantio de sementes, além de lembrar que tudo o que é cultivado deve ser pensado em uma parte para a própria criança, uma para sua família – ou comunidade – e outra parte para Natureza. 

As TiNis são uma forma de nutrir, fortalecer e estimular o vínculo afetivo entre as crianças e a natureza, que se dá a partir da criação de espaços verdes para brincar, aprender e vivenciar; além de exercitar o protagonismo e autonomia dos pequenos e ver a natureza como sujeito e não como um objeto ou um mero recurso. Quando você cria uma TiNi, traz um pedacinho de natureza para mais perto de você.

O projeto visa envolver e acolher todas as crianças e adolescentes porque é um convite para pensarmos como nos relacionamos com o mundo, com as pessoas, com a natureza e com nós mesmos. Também pretende abrir um mundo de descobertas, sensações, alegrias, aprendizagens, encantamentos e surpresas para todas as pessoas. Trata-se de acolher e ser acolhido; respeitar e ser respeitado.

Para que todo mundo possa participar é importante usar os nossos sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar) não só para observar a vida de uma planta, mas para aprender, se relacionar, pensar diferente e descobrir novas formas de fazer as coisas.