Semana Mundial do Brincar

A Semana Mundial do Brincar, realizada todo ano em torno da data de 28 de maio, consolidada em 1998 como o Dia Internacional do Brincar, é uma campanha para a sensibilização da sociedade sobre a importância do brincar na infância e que propõe o engajamento de todos na discussão sobre as formas de colocar em prática o direito ao brincar.

O Instituto Alana, por meio do Espaço Alana, participa da Semana Mundial do Brincar desde a primeira edição até hoje. Em 2014, por exemplo, levamos ao Jardim Pantanal várias brincadeiras, como corrida de saco, corda, amarelinha, lencinho branco, atividades de leitura e contação de histórias com origami, além de roda de capoeira, ciranda, Feira de Troca de Brinquedos com oficina de brinquedos, pintura de rosto e oficina de grafite. A Exposição do Território do Brincar também faz parte do evento.

Em 2016, na 7ª edição do evento, o Espaço Alana foi palco do 1º Painel Infância e Ludicidade, que reuniu educadores de São Miguel Paulista e região, para uma sensibilização sobre a importância do brincar, com a exibição do filme Território do Brincar. E, ao longo da semana, oficinas, jogos, exposição fotográfica, atividades físicas e um sarau intergeracional.

E, em 2020, a 11ª edição da Semana Mundial do Brincar aconteceu durante o primeiro ano da pandemia de coronavírus, diante das incertezas trazidas na quarentena e dos desafios para muitas famílias proporcionarem um espaço potente de brincadeiras em casa. Durante essa edição, o Espaço Alana realizou um bate-papo, em sua página no Facebook, para discutir essas e outras questões. 

O Movimento Unidos Pelo Brincar e a Aliança pela Infância, da qual o Instituto Alana faz parte, responsáveis pela Semana Mundial do Brincar, organizaram o Guia “Como implementar a Semana Municipal do Brincar” com o objetivo apoiar cidadãos e gestores públicos a implementar a lei que institui a Semana Municipal do Brincar em seus municípios. Saiba mais.