Ruas de Lazer

As Ruas de Lazer são ruas destinadas ao convívio e a brincadeiras, que permanecem fechadas para o trânsito aos finais de semana e feriados. São uma ótima alternativa para suprir a falta de praças, parques e outros espaços de lazer que sejam seguros para o livre brincar das crianças e para fomentar o sentimento de pertencimento à comunidade.

As vidas nas cidades e o acelerado processo de urbanização têm evidenciado modelos de sociedade marcados por uma verdadeira privatização do espaço público. Garantir que esses espaços como as Ruas de Lazer existam minimiza os impactos da escassez de tempo e da vida cotidiana entre muros, tão comuns hoje em dia.

Essa prática é comum em diversas cidades brasileiras e, em algumas delas, existem leis e regras claras, basta que a comunidade se mostre interessada e que os moradores da rua aprovem – processo que pode ser feito por meio de um abaixo-assinado. Em outras cidades é preciso garantir uma legislação que defina os procedimentos necessários. 

Para criar uma rua de lazer, os membros da comunidade precisam estar engajados e formar um Conselho de rua – além, é claro, de disposição e criatividade para planejar e realizar atividades ao ar livre, que proporcionam aprendizado, saúde, amizade e alegria para crianças, adultos e idosos, e contribuem para a evolução da vida comunitária.

Uma cidade sem legislação para ruas de lazer precisa de um esforço para garantir que esses espaços se tornem política pública. Para isso, é preciso mobilizar a população da cidade em torno de um Projeto de Lei (PL) de iniciativa popular. Para agilizar este processo, também é possível apresentar um modelo de PL que deverá sofrer as alterações necessárias para se adequar a sua cidade e depois passar pelo processo normal de tramitação. Aprovada a nova lei, basta que o prefeito a regulamente.