Um projeto de transformação corresponde a uma ou mais ações desenvolvidas e implementadas por estudantes, orientados por educadores, com propostas para colocar a mão na massa e solucionar questões que os incomodam no ambiente escolar, nos seus bairros ou no mundo. A transformação social está relacionada com uma mudança na sociedade e no seu modo de organização, e pode incluir a natureza, instituições sociais, comportamentos e relações.
Nas escolas, o projeto de transformação pode adquirir muitos formatos, desde a prática de atividades com idosos à manutenção de uma horta comunitária ou até mesmo a produção de conteúdos de impacto social. Esses são exemplos de iniciativas que carregam um potencial de mudança no mundo.
O projeto de transformação também pode estar alinhado com a formação de lideranças e com o fortalecimento comunitário, sempre com o protagonismo dos moradores da região. Esse tipo de ação estimula a criatividade e o senso crítico, além de provocar a autonomia e a empatia dos envolvidos.
Além disso, ações como essa proporcionam às crianças um sentimento de pertencimento em relação ao local onde vivem, e que se reconheçam como protagonistas em suas próprias histórias de mudança. Esse processo favorece o cumprimento do seu efetivo direito à participação.
Exemplos de projeto de transformação podem ser encontrados no Criativos da Escola, iniciativa que desde 2015 estimula crianças brasileiras a pensar em soluções criativas para problemas reais que enfrentam em suas comunidades. A ideia é favorecer o surgimento de ideias que promovam uma mudança social real, protagonizada pelos moradores da região.
A iniciativa faz parte do movimento global Design for Change, idealizado pela indiana Kiran Bir Sethin em 2009. Com o objetivo de estimular crianças a serem protagonistas na transformação de suas próprias realidades, o movimento está presente em 52 países e já inspirou mais de 2,2 milhões de crianças e adolescentes a pensar em soluções para os problemas identificados no seu entorno.