Missão técnica

Para o programa Criança e Consumo, do Instituto Alana, missões técnicas são viagens de estudos especialmente desenhadas para gestores públicos e profissionais comprometidos com a qualidade de vida das crianças nas cidades. 

Durante alguns dias, os integrantes da missão participam de vivências, conversas com especialistas e dinâmicas de troca de experiências, numa oportunidade única de conhecer cidades que são referências em sustentabilidade e em políticas favoráveis à infância.

O objetivo das missões técnicas tem sido contribuir com a formulação de políticas públicas que impulsionem o surgimento de cidades mais verdes e amigáveis às crianças no Brasil, por meio de iniciativas que garantam a presença da criança no espaço público e seu acesso à natureza urbana.

Em 2017, realizamos uma missão técnica na Alemanha, que ofereceu a profissionais comprometidos com o tema criança, natureza e cidades, a oportunidade de conhecer Freiburg, cidade referência em planejamento sustentável, que integra natureza e vida urbana, uma das cidades biofílicas mais reconhecidas do mundo.

Uma delegação de 17 brasileiros de diferentes organizações acompanhou uma programação intensa de experiências que atentaram para soluções de sustentabilidade urbana e qualidade de vida; políticas públicas; pesquisas e inovações sobre a relação da criança com a cidade; e sua participação no planejamento urbano. Saiba mais sobre essa vivência no diário de viagem.

Em 2019, em nova missão técnica, voltamos à Alemanha e reunimos uma delegação com diferentes atores sociais e políticos para visitar as cidades de Freiburg e Griesheim. Durante alguns dias, os integrantes participaram de vivências, conversas com especialistas e dinâmicas de trocas de experiências e tiveram a oportunidade de conhecer as políticas e os desenhos urbanos para aprender de perto o que faz dessas cidades referências mundiais em sustentabilidade urbana aliada a qualidade de vida para as crianças.

A seleção dos lugares visitados teve como orientação constituir um cenário que possibilitasse perceber como o planejamento das cidades pode ajudar a restaurar e expor a natureza urbana, de forma que todas as crianças tenham lugares atraentes, acessíveis, públicos e ao ar livre para brincarem e viverem no seu dia a dia.