Impacto socioambiental

O impacto socioambiental é a alteração de condições do meio ambiente em consequência de atividades humanas. Ele pode apresentar efeitos na saúde, na qualidade de vida, na economia, na segurança e no bem-estar da população em geral, em especial em grupos mais vulneráveis como crianças e adolescentes.

A redução da biodiversidade de plantas e animais, a contaminação do ar e da água, a redução da fertilidade e a erosão do solo e o esgotamento dos mananciais são exemplos de impacto socioambiental. Esses fenômenos são prejudiciais ao meio ambiente como um todo, incluindo animais e plantas, mas também afetam os seres humanos do ponto de vista social, já que interferem no modo de vida em sociedade.

As crianças, que correspondem a 26% da população do planeta, são as mais afetadas por eventos climáticos extremos, como secas, enchentes e ondas de calor. Calcula-se que, em 2015, 5,9 milhões de crianças morreram antes de completar 5 anos de idade. Dessas mortes, 26% poderiam ser evitadas com atenção aos riscos ambientais.

O impacto socioambiental também prejudica o desenvolvimento saudável e integral infantil, que envolve a convivência com um ambiente equilibrado. Afinal, o brincar livre em espaços naturais é fundamental para o exercício de competências como criatividade, iniciativa, autoconfiança e para a capacidade de tomar decisões e resolver problemas.

O envolvimento com a natureza também é previsto na legislação brasileira, a partir do artigo 225 da Constituição Federal de 1988. Segundo o texto, o acesso a esse ecossistema é um direito fundamental no Brasil: “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.

Iniciativa do Instituto Alana, o programa Criança e Natureza busca conscientizar a população para o impacto socioambiental e propor atividades para que os mais jovens tenham contato com atividades ao ar livre. Afinal, a melhor forma de mostrar às crianças a importância da preservação do meio ambiente é garantir a elas acesso a essa experiência enriquecedora.