O GPS da Natureza, criado pelo programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, é uma ferramenta que traz sugestões de locais para ir e atividades para fazer ao ar livre levando em consideração quatro fatores: o seu tempo disponível, o clima, a localização e a faixa etária das pessoas que estão com você. Também possibilita que os usuários opinem sobre os locais que foram, confiram dicas de outros visitantes e sugiram atividades e locais bacanas.
Disponível para as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, o GPS da Natureza incentiva o contato das crianças com áreas verdes e a conexão dos pequenos com a natureza, além facilitar os planejamentos e inspirar as famílias, para que saiam de casa e vivam mais momentos ao ar livre. Para acessar a plataforma, basta fazer um login com uma conta de Facebook ou email e criar um perfil para cada usuário.
O contato dos pequenos com o meio ambiente é essencial para a garantia de um desenvolvimento físico e emocional potente e saudável, a empatia, a aprendizagem de cuidados consigo, com o outro e com o ambiente, o senso de pertencimento e de interdependência.
O convívio com a natureza na infância, especialmente por meio do brincar livre, também ajuda a fomentar a criatividade, a iniciativa, a autoconfiança, a capacidade de escolha, de tomar decisões e de resolver problemas, o que, por sua vez, contribui para o desenvolvimento integral da criança.
Ainda, considerando que o modelo atual de crescimento das cidades e a disputa pelo uso e destino dos espaços livres compromete a oferta e acesso a áreas verdes, que estão sendo substituídas por edificações e os espaços externos são cobertos e impermeabilizados por cimento, o GPS da Natureza é uma importante ferramenta de mapeamento de áreas verdes que possibilitem a conexão dos pequenos com a natureza.