O espaço de convívio comunitário é um ambiente que estimula a convivência entre as pessoas, estreitando os laços entre os moradores de determinado território, facilitando os encontros, a interação, a troca de ideias e o desenvolvimento de ações conjuntas. Esse lugar pode ser utilizado com fins de descanso, alimentação, lazer, confraternizações sociais, cursos, jogos ou outros interesses da população local.
Por isso, para tecer e consolidar laços sociais, ele ocupa um espaço central. E essas relações são indispensáveis para promover o protagonismo das populações locais. É a partir delas que surgem propostas e ações para o desenvolvimento do entorno, já que são os habitantes dali aqueles que conhecem melhor os problemas e as melhorias mais urgentes da região.
Processos de inclusão ou exclusão também podem ser gerados a partir do espaço de convívio comunitário. Por isso, é importante que esses lugares sejam de acesso democrático, abertos a todos que tenham interesse em desenvolver suas competências pessoais e relacionais, seja no âmbito de indivíduos ou das famílias.
Assim, como parte importante da interação social, os espaços de convívio comunitário também devem ser ocupados pelas crianças. Desde cedo, é importante que elas se sintam integradas ao meio em que vivem e que possam se reconhecer e se sentir acolhidas em sua rede de apoio. É um processo que promove um sentimento de pertencimento, importante para o desenvolvimento daquele ser. Isso pode colaborar, e muito, para que ele se envolva em ações de cidadania e de prática política, e que aja de forma consciente na sua comunidade.
Por prática política, entende-se não apenas a candidatura a cargos governamentais, mas também a articulação entre os agentes locais para as melhorias da região. Trata-se de uma ação para melhorar a segurança do bairro, garantir alimentação para todos, educação de qualidade ou aparelhos de lazer, por exemplo. Tudo isso é fundamental para o desenvolvimento da criança e para que ela viva em um ambiente onde tenha espaço para sonhar e atingir seus objetivos.
Por fim, o espaço de convívio comunitário é um local de encontro das pessoas de determinado território. É onde informações podem ser trocadas, ideias podem ser criadas e, assim, transformarem-se em ações a serem concretizadas. E isso beneficia a todos, inclusive as crianças.