Design for change

O Design for Change é um movimento global criado na Índia, em 2009, pela designer Kiran Bir Sethi, com o objetivo de estimular crianças e adolescentes a transformarem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança. Os principais pilares dessa ação são os verbos sentir, imaginar, fazer e compartilhar.

A história do movimento começou em 2001, quando Kiran, incomodada com a proposta pedagógica da escola em que seu filho estudava, decidiu fundar seu próprio centro de ensino: a Riverside School, localizado na cidade de Ahmedabad. O colégio começou com cerca de 20 alunos com a proposta de ser um espaço em que as crianças seriam as protagonistas, utilizando o conhecimento aprendido na escola para transformar a realidade à sua volta.

A designer resolveu incorporar o uso das ferramentas do design thinking no currículo escolar, estimulando as crianças a participarem ativamente de seus processos de aprendizado. O resultado foi tão bom que ela resolveu espalhar pelo mundo essa abordagem simples, flexível e inovadora e, para isso, criou o Design for Change, que hoje está presente em diversos países e impacta milhares de crianças e adolescentes no mundo todo.

O Instituto Alana tornou-se o representante dessa ideia no Brasil e criou o programa Criativos da Escola, lançado oficialmente no Brasil em 2015, que integra o movimento global,  buscando envolver e estimular estudantes e educadores de diferentes áreas no engajamento e na atuação em suas comunidades.

Anualmente o programa realiza o Desafio Criativos da Escola, uma premiação que reconhece, celebra e dá visibilidade às iniciativas de transformação da realidade protagonizadas por crianças e adolescentes de todo o Brasil, que estão transformando as escolas, os estudantes e suas comunidades. Dentre as edições, em 2017, os projetos premiados pelo Desafio Criativos da Escola se reuniram na cidade do Rio de Janeiro para criar um videoclipe e um jogo cooperativo em apenas três dias de atividades. E, em 2019, as equipes selecionadas foram para a Conferência de Crianças e Jovens “Eu Posso”, que aconteceu no Vaticano, na Itália. O evento reuniu estudantes de mais de 40 países para trocar experiências de vida e mostrar como cada um deles vem modificando suas realidades e, assim, transformando o mundo em um espaço melhor.