Área de Proteção Ambiental (APA)

A Área de Proteção Ambiental (APA) é uma extensa área natural e unidade de conservação que visa proteger a biodiversidade, conciliando o processo de ocupação e o uso sustentável dos recursos naturais. Ela é essencial para o processo de preservação da natureza, o que beneficia a qualidade de vida de todos, inclusive das crianças.

O contato com a natureza é fundamental para o desenvolvimento saudável na infância. Um estudo realizado pelo Instituto Alana em conjunto com a Sociedade Brasileira de Pediatria aponta que a falta de oportunidades de brincar na natureza está relacionada a diversos problemas de saúde, como obesidade, hiperatividade, baixa motricidade, pouca habilidade física, doenças cardiovasculares e síndrome metabólica. Atividades ao ar livre podem, ainda, reduzir o risco da ocorrência de miopia em crianças e diminuir a prescrição de medicamentos a elas, cada vez mais utilizados para acalmá-las ou animá-las.

A falta de acesso a espaços verdes e livres pode também levar a um consumo exagerado de aparelhos digitais e à intoxicação digital. Esse uso excessivo de telas impede que as crianças tenham acesso a um repertório relacionado ao mundo real, que inclui explorações guiadas pelo corpo e experiências de contemplação.

Além disso, as crianças que acessam o ambiente digital em excesso costumam estar mais estimuladas ao consumo e a mensagens publicitárias que podem ser prejudiciais à sua autoimagem. É na natureza, que inclui a Área de Proteção Ambiental (APA), onde a criança pode encontrar os elementos necessários para ser autora de seu próprio brincar, que incluem brincadeiras não dirigidas e autônomas. É também lá em que encontra a liberdade de ir e vir livremente, cada vez menos presentes nas metrópoles repletas de grades, automóveis e riscos para as crianças.

Nesse sentido, a Área de Proteção Ambiental (APA) é uma forma de proteger a natureza, o que é essencial para a sociedade como um todo, mas também para as crianças. Elas garantem que as crianças tenham acesso ao direito de crescerem saudáveis, autônomas e brincantes.