A aprendizagem ao ar livre é uma oportunidade de aprender com – e na – natureza, tanto nos espaços abertos da escola quanto no território. Aprender com a natureza consiste em tê-la como um objeto do estudo, a partir da experiência direta da criança e de sua investigação. Aprender na natureza representa estar imerso neste ambiente, ou em espaços ao ar livre, para estudar qualquer conteúdo.
Esse modelo de aprendizagem promove a realização efetiva de uma proposta de educação integral, potencializando a formação de territórios educativos com a intenção de que tanto a escola quanto os diversos espaços públicos formem um ecossistema educativo, compondo os pilares de uma cidade educadora e amigável à criança.
A natureza, as áreas livres e o território, também são importantes parceiros da educação escolar. Ajudam, por exemplo, a fomentar a criatividade, a iniciativa, a autoconfiança, a capacidade de escolha, de tomar decisões e resolver problemas, o que por sua vez contribui para a melhora da coordenação psicomotora e o desenvolvimento de múltiplas linguagens.
Além disso, não podemos esquecer dos benefícios desse contato associados ao desenvolvimento socioemocional, como a empatia, a aprendizagem de cuidados consigo, com o outro e com o ambiente, o senso de pertencimento e de interdependência. Também existe uma ligação intrínseca entre meio ambiente, saúde e qualidade de vida.
Por ser tão importante, o acesso à natureza é um direito fundamental no Brasil, reconhecido pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 225, que diz que “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.
Para promover uma infância mais rica em natureza, é importante que existam ações organizadas pelos diferentes setores da sociedade. As famílias, as áreas de educação, saúde e assistência social, assim como meio ambiente e urbanismo podem contribuir para maior aproximação da vivência com a natureza, promovendo um desenvolvimento mais saudável das crianças nas cidades. Assim, a aprendizagem ao ar livre também representa dar mais um passo na construção de uma cidade que, sendo boa para as crianças, será boa para todos os seus habitantes.
O programa Criança e Natureza lançou o Guia de Aprendizagem ao Ar Livre para apoiar municípios e Estados no planejamento para o uso de espaços ao ar livre durante as aulas presenciais. O objetivo da publicação é ampliar as possibilidades de práticas pedagógicas em conexão com a natureza e com os territórios das cidades, para a promoção de uma infância e adolescência mais saudável e de uma cidade mais amigável às crianças e a toda a população. Acesse para saber mais!