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Foto de criança debruçada em uma mesa de madeira. Seu rosto está virado para um laptop que também repousa na mesa

Todas as crianças são capazes de aprender e devem ter as mesmas oportunidades educacionais ao longo da vida. A Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência afirma o direito das pessoas com deficiência à educação, garantindo o sistema educacional inclusivo em todos os níveis. Da mesma forma, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 busca, até 2030, assegurar a educação inclusiva e de qualidade para todas e todos.

Para cumprir essa agenda, a implementa√ß√£o da educa√ß√£o inclusiva deve prever diversos recursos, incluindo a forma√ß√£o de educadores e a disponibiliza√ß√£o de materiais acess√≠veis. Em vista disso, a UNICEF, atuando em defesa de uma educa√ß√£o equitativa, est√° lan√ßando, com o co-patroc√≠nio do Alana Foundation, a iniciativa Livros did√°ticos digitais acess√≠veis para todos, que aponta as diretrizes necess√°rias para a elabora√ß√£o de livros did√°ticos digitais acess√≠veis. O objetivo √© melhorar a aprendizagem de todas as crian√ßas ‚Äď com e sem defici√™ncia ‚Äď, fornecendo, com o uso da tecnologia, o acesso ao curr√≠culo em diferentes m√≠dias. Trata-se de eliminar barreiras, valorizar a diversidade e de reconhecer as necessidades de cada estudante para promover um ambiente inclusivo.

‚ÄúCada crian√ßa aprende de um jeito e seus ritmos, tempos e estilos pr√≥prios devem ser respeitados. Por isso, livros em formatos acess√≠veis podem beneficiar a aprendizagem de todos os estudantes, com e sem defici√™ncia. Com esses conte√ļdos, esperamos instigar o poder p√ļblico, escolas e editoras a se pautar segundo os princ√≠pios da inclus√£o e ajudar a efetivar o direito √† leitura a todos que enfrentam barreiras para aprender e vivenciar a cultura escrita‚ÄĚ, diz Claudia Moreira, do Alana Foundation.

O site do projeto (em ingl√™s) foi ao ar em 3 de dezembro, no Dia Internacional da Pessoa com Defici√™ncia.¬† A p√°gina traz um relat√≥rio (dispon√≠vel em ingl√™s), destinado a governos, desenvolvedores de tecnologia, educadores e editoras, com orienta√ß√Ķes para a produ√ß√£o de livros did√°ticos digitais acess√≠veis. Clique aqui para baixar.¬†

Agora, essas diretrizes ser√£o aplicadas em seis pa√≠ses: Qu√™nia, Uganda, Ruanda, Nicar√°gua, Paraguai e Uruguai. O projeto-piloto, que deve ser conclu√≠do at√© 2021, buscar√° testar, validar e medir os resultados do processo de cria√ß√£o de livros digitais acess√≠veis com ministros da educa√ß√£o e outros agentes interessados por esse conte√ļdo.

Para saber mais, confira a página do site aqui. 

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