Caminhando Juntos até a Escola: na imagem, duas crianças que usam coletes de segurança caminham em fila sobre a sarjeta de uma praça.

Caminhando Juntos até a Escola: o que a cidade e as crianças ganham com isso

FacebookXLinkedInWhatsAppEmail

No Brasil, 48 milhões de crianças estão matriculadas em escolas públicas e privadas, segundo o Censo Escolar 2020. Todos os dias, esses estudantes se deslocam entre suas casas e a escola. Na cidade de São Paulo, por exemplo, contabilizando todas as viagens realizadas diariamente, 35% delas dizem respeito ao deslocamento para a escola.
(Fonte: Pesquisa Origem Destino / Metrô de São Paulo / 2017.)

O que aconteceria se esse percurso entre a escola e a casa fosse feito a pé? E como implementar isso garantindo a segurança das crianças? O que as crianças ganhariam realizando esses deslocamentos a pé? O que as escolas ganhariam? E a cidade?

Para responder a essas e outras perguntas, e ainda apresentar estratégias e mostrar como outros países promoveram mudanças, o programa Criança e Natureza lança, em parceria com a iniciativa Carona a Pé, lança o Guia “Caminhando Juntos até a Escola”. O intuito é o de incentivar a mobilidade ativa de crianças e adolescentes no trajeto escolar, permitindo mais experiências ao ar livre, vivências coletivas, oportunidades de aprendizado, de interação com a cidade, com a natureza e o desenvolvimento de hábitos saudáveis para as crianças.


O programa Criança e Natureza tem como missão defender o direito de toda criança a viver em um meio ambiente saudável, fortalecendo seu vínculo com a Natureza. Dessa forma, defende cidades mais verdes, acessíveis e amigáveis para as crianças, espaços escolares com mais natureza, desafiadores e conectados com seus territórios. A Natureza como essencial para a saúde e o bem viver, e justiça climática e socioambiental para todas as infâncias. Sua visão é de que haja mais crianças na Natureza e mais Natureza para as crianças.


Faça o download do guia Caminhando Juntos até a Escola.