O Alana Down Syndrome Center (ADSC) é um centro de pesquisa multidisciplinar que abrange laboratórios e programas das áreas de neurociência, biologia, engenharia e ciência da computação do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) para aumentar a compreensão sobre a síndrome de Down.
O ADSC trabalha para gerar e desenvolver novas tecnologias com o intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas com essa condição genética. Oferece, ainda, treinamentos e oportunidades educacionais para que cientistas e estudantes em início de carreira se envolvam nas pesquisas sobre síndrome de Down.
Sua principal missão é produzir pesquisas e tecnologias para dar às pessoas com trissomia 21 (T21) a possibilidade de desenvolver maiores habilidades sociais e práticas. Promovendo, assim, sua participação no sistema educacional, na força de trabalho e na vida comunitária.
PRINCIPAIS AÇÕES
Investimento em pesquisas
Com pesquisas sobre mecanismos e potenciais intervenções terapêuticas, o Alana Down Syndrome Center amplia a compreensão sobre as diferenças funcionais experimentadas por indivíduos com síndrome de Down e as melhores maneiras de abordá-las.
Atua primordialmente no fomento à pesquisa clínica para descobertas de novos tratamentos para pessoas com síndrome de Down ou Trissomia do Cromossomo 21 (T21). Em 2022, um estudo sobre o assunto patrocinado pela Alana Foundation foi publicado no periódico The Lancet Neurology. Nele, apontou que o uso de memantina é um potencial tratamento para melhorar a cognição de pessoas com T21. Esta pesquisa multicêntrica foi liderada pelo Dr. Alberto Costa (Case Western University – Estados Unidos) em parceria com a Dra. Ana Claudia Brandão (Hospital Israelita Albert Einstein – Brasil).
Estudo Educação Inclusiva
Em todo o mundo, a educação inclusiva permite que estudantes com e sem deficiência percorram sua trajetória escolar lado a lado, na mesma sala de aula. A educação inclusiva é a prática indicada e reafirmada em diversas declarações internacionais, leis nacionais e políticas de educação.
O estudo “Os benefícios da educação inclusiva para estudantes com e sem deficiência”, lançado em 2016, identifica pesquisas que demonstram os benefícios da educação inclusiva. Não apenas para estudantes com deficiência, mas também para estudantes sem deficiência.
Estudo Colaboradores com Síndrome de Down
A consultoria McKinsey&Company, em parceria com o Instituto Alana, lançou em 2015 o estudo “O Valor que os colaboradores com síndrome de Down podem agregar às organizações”. Essa pesquisa inédita fala sobre os impactos positivos das pessoas com síndrome de Down no mercado de trabalho. O estudo, realizado em empresas brasileiras e estrangeiras, demonstra ainda que colaboradores com síndrome de Down podem melhorar a saúde organizacional das empresas em cinco de nove dimensões.
Down Syndrome Clinical Trials Network (DS-CTN) – Lumind
Com o patrocínio da Alana Foundation, a Lumind, situada em Boston, criou o Down Syndrome Clinical Trials Network (DS-CTN). Este, com o objetivo de facilitar o recrutamento de pessoas com trissomia 21 (T21) para futuras pesquisas clínicas em larga escala.
Tecnologia para melhorar a capacidade – Deshpande Center
Por meio do programa “Tecnologia para Melhorar a Capacidade”, o Alana Down Syndrome Center apoia o desenvolvimento de tecnologias que podem melhorar a vida de pessoas com diferentes habilidades intelectuais e outros desafios, bem como de suas famílias.
Educação e treinamento
O Alana Down Syndrome Center oferece programas de bolsas para pós-graduação e para estudantes de graduação do MIT desenvolverem um projeto de pesquisa no Alana Down Syndrome Center. O objetivo é investir em jovens cientistas para estimular a criação de técnicas avançadas e inovadoras em síndrome de Down.