Foto mostra os pés de uma criança brincando de amarelinha

Semana Mundial do Brincar: Vem brincar de corpo e alma!

FacebookTwitter

Aquela sensação de passar uma tarde toda explorando territórios repletos de novas experiências é algo peculiar da infância. E foi um pouco desta vivência que as crianças do Jardim Pantanal acessaram durante a 9ª Semana Mundial do Brincar, no Espaço Alana.

O tema deste ano, “Brincar de Corpo e Alma” é um chamado para a criança estar inteira na brincadeira, na vivência e no desenvolvimento de seu ser e estar no mundo. A programação da Semana no Jardim Pantanal contou com música, contação de história, resgate de brincadeiras, rodas de conversa, circuito sensorial, construção de brinquedos e cirandas! Já é a oitava edição que o Espaço Alana participa.

Neste ano, além das crianças o Espaço Alana levou discussões voltadas para educadores da região dentro do Painel Infância e Ludicidade. Nas conversas participaram especialistas como a coordenadora do programa “Omnisciência de Educação para Paz” Maeve Vida, o educador e brincante Rodrigo Libanio Christo e a representante da “Aliança pela Infância” Giovana Barbosa de Souza.

O Dia Mundial do Brincar foi criado em 1999, por iniciativa da Associação Internacional de Brinquedotecas e é celebrado em 28 de maio, por crianças de idades e culturas diferentes. No Brasil, a ideia começou a ser difundida por meio da Aliança pela Infância e o dia acabou se tornando uma semana inteira de festa e homenagem ao brincar.