Ilustração de bandeirinhas coloridas em um fundo cinza, com o logo do "Lunetas".

Portal Lunetas: múltiplos olhares sobre as múltiplas infâncias

FacebookTwitter

No ar desde 2018, o Lunetas é mais uma iniciativa do Alana para informar, mobilizar e inspirar diferentes perspectivas sobre estar no mundo e ser criança

Uma luneta permite ver mais e melhor. Ao mesmo tempo, aproxima o que parece estar longe. E quando usamos diversas lunetas para olhar para as infâncias no Brasil? Com o intuito de informar e inspirar diferentes perspectivas sobre estar no mundo e ser criança, nasce o portal “Lunetas. Esta é mais uma iniciativa do Instituto Alana.   

No ar desde maio de 2018, o site de notícias se propõe a falar sobre crianças de várias idades, da barriga até os doze anos. Além disso, a proposta é ampliar a cobertura de temas nas diferentes regiões do país. Todos os dias, os conteúdos publicados apontam suas lentes de aumento para educação, saúde, cultura, parentalidade e tudo o que diz respeito ao cuidado da criança e de quem cuida dela. 

O Lunetas faz parte da missão do Alana de investir no potencial das gerações futuras por meio de uma informação positiva, especializada e de qualidade. 

Por meio de reportagens, especiais, vídeos, dicas de eventos culturais, brincadeiras e textos de opinião, o Lunetas deseja mostrar como a infância é um período fundamental para a construção de cada indivíduo e da sociedade. O portal é pensado para famílias, interessados na temática e profissionais do universo da infância. 

Lunetas: múltiplos olhares para as infâncias

Além da redação, o Lunetas conta com dez jornalistas de diferentes regiões do Brasil, desde novembro de 2020. A proposta da rede remota é trazer olhares plurais e mais informações sobre as particularidades culturais do país. Assim, o site se aproxima cada vez mais da missão de garantir que todas as crianças sejam incluídas e respeitadas. 

Para contribuir com reflexões inspiradoras, o portal conta com colunistas de diferentes áreas e editorias temáticas relevantes sobre a realidade e as demandas das infâncias brasileiras. Além disso, oferece uma experiência de navegação intuitiva e inovadora, com filtros e formatos variados. 

“Acreditamos no jornalismo de qualidade e na informação como pilar básico para que as pessoas tomem as melhores decisões de acordo com os seus contextos. Por isso, é uma alegria pra gente poder lançar o Lunetas e contribuir com esse ecossistema”, diz a diretora de Comunicação do Alana, Carolina Pasquali. 

Por fim, o Portal Lunetas é a metáfora da polifonia que o Instituo Alana busca para a construção de ambientes informativos e educativos mais democráticos. Um espaço para encontrar notícias positivas, especializadas e de qualidade, sem perder de vista a poética e o vínculo com a força das palavras. 

☞ Facebook (www.facebook.com/portallunetas/)
☞ Instagram (www.instagram.com/portal_lunetas/)