A comunicação como cuidado: em memória de Nádia Rebouças

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O Brasil perde um dos grandes nomes na luta contra a publicidade direcionada à crianças, Nádia Rebouças, publicitária responsável pelo primeiro plano de Comunicação do Programa Criança e Consumo, do Instituto Alana. 

Formada em Sociologia pela USP, iniciou sua carreira em grandes agências de comunicação e mais tarde fundou sua própria, a Oficina de Marketing, sendo uma das primeiras mulheres a comandar uma empresa neste setor. Foi diretora de planejamento, professora universitária e consultora de comunicação para diversas organizações. Recebeu diversos prêmios, incluindo o Caboré, uma das mais importantes e prestigiadas premiações do mercado de comunicação, marketing e mídia do Brasil, e deixou um legado de comprometimento com ética, inclusão e sustentabilidade na comunicação.

“Deixará realmente muitas saudades por sua presença sempre carinhosa, cheia de energia e repleta de ideias para o Criança e Consumo, para o Alana e para o Brasil! Ficará sempre conosco nas memórias e no impulso de tocar fundo o coração das pessoas por meio de uma comunicação assertiva, forte e sensível! Viva Nádia! Sempre presente!” Pedro Hartung, diretor de Políticas e Direitos das Crianças do Instituto Alana.

Como Conselheira do Alana, Nádia foi essencial na criação do Programa Criança e Consumo, onde seu brilhantismo fez nossas ideias e sonhos ganharem o mundo, sempre com um olhar cuidadoso e certeiro. 

“Nádia Rebouças, uma mulher forte, inteligente, líder, criativa. Emprestou tudo isso ao Alana e foi uma das grandes responsáveis por nossos resultados. Como comunicadora, e acho que ela foi a primeira que o Alana teve, Nadia nos instigava e desafiava a falar com mais gente. Sempre paciente, nos guiava a usar a comunicação contra o marketing dirigido às crianças. Sentirei saudades”, comenta Ana Lucia Villela, presidente do Alana. 

Pioneira no olhar da comunicação como ferramenta de transformação social, foi uma das primeiras profissionais a denunciar o direcionamento abusivo da publicidade infantil e usou seu conhecimento e talento em prol da infância, da sustentabilidade e do combate à fome.

“Foi uma das primeiras profissionais da publicidade a se posicionar contra o direcionamento de propaganda para crianças, por compreender sua natureza abusiva. Atuou por décadas na defesa do meio ambiente, da sustentabilidade, no combate à fome e na luta por direitos — especialmente os de crianças e adolescentes — usando a comunicação como ferramenta de consciência e mobilização. Sempre muito querida com a equipe do Criança e Consumo e de todo o Alana. Deixa um legado para todos nós.” — comenta Isabella Henriques, Diretora Executiva do Alana

Em suas palavras e em sua presença, havia sempre acolhimento, energia e um senso profundo de propósito.

“Sem Nádia, suas fundamentais contribuições e sua extrema dedicação às justas lutas ao longo da vida – entre elas a luta pelo fim da publicidade infantil -, não teríamos o Criança e Consumo e suas conquistas históricas”, afirma Maria Mello, coordenadora do programa Criança e Consumo

Nádia faleceu aos 75 anos e deixou três filhos: Carolina, Felipe e Pedro. Conforme seu desejo, suas cinzas serão lançadas em sua cidade do coração, Rio de Janeiro, no Arpoador. 

“Uma brasileira maravilhosa. Fundamental na nossa jornada no Criança e Consumo. Ela fará muita falta. Viva Nádia, pra sempre”, comenta Marcos Nisti, vice-presidente do Alana 

Nos despedimos de Nádia com os corações cheios de gratidão e admiração por tudo o que ela fez pelo Alana e pelas crianças brasileiras, sempre na certeza de que seu legado segue conosco na missão de honrar a infância.