Notícias

Paisagem com a região do Jardim Pantanal visto de cima. Na imagem há várias casas e ao fundo há o céu azul.

Situado na Zona Leste de São Paulo, o Jardim Pantanal tem recebido atenção especial do Instituto Alana há 26 anos. A principal missão é fomentar o desenvolvimento da comunidade por meio do programa Espaço Alana. Desse modo, é possível contribuir com o futuro das famílias da região, que vivem em contexto de vulnerabilidade social.

As ações prioritárias envolvem criação de estratégias, em conjunto com os moradores, para reivindicar políticas públicas. Para alavancar esse processo, o Alana desenvolveu, em 2019, alguns estudos sobre o território.

Foram analisados dados sobre habitação, concentração de empregos, mobilidade, renda e oferta de equipamentos públicos de saúde, educação e cultura.

As informações obtidas com os estudos sobre o Jardim Pantanal resultaram na elaboração de um diagnóstico socioeconômico e físico-territorial do bairro. Além disso, foi produzido um diagnóstico jurídico, com intuito de iniciar um processo de regularização fundiária. 

Ambas as consultorias técnicas evidenciam altos índices de vulnerabilidade e a latente necessidade de apoio do poder público. 

Como forma de complementar as leituras territoriais, foram levantados os projetos existentes para a região e que propõem estratégias, diretrizes ou intervenções físicas que podem influenciar a área.

Diagnósticos do Alana no Jardim Pantanal

>>Acesse o diagnóstico jurídico completo: http://bit.ly/diagnostico_jurídico

>>Acesse o diagnóstico socioeconômico e físico-territorial completo: http://bit.ly/socioeconomico_territoria

Mais do que identificar as complexidades e os desafios do território, o Instituto Alana busca o diálogo com diferentes atores, como moradores, instituições da sociedade civil e órgãos públicos, para que juntos contribuam para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar socioambiental do Jardim Pantanal, operando na garantia de direitos – sobretudo do direito à cidade.

Foto: Márcia Duarte

Comentários ( 2 )

  • CRISTINA MARIA CESAR ROCHA disse:

    Vocês têm projetos em Belo Horizonte Minas Gerais?
    Atenciosamente
    Cristina BH MG

    • Safira Teodoro disse:

      Olá, Cristina. O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que tem como missão honrar a criança.

      Realizamos uma ação pontual na comunidade vulnerável no extremo leste de São Paulo – o Jardim Pantanal – na busca de fomentar o desenvolvimento local por meio de ações socioeducativas e de articulação comunitária.

      Mas o Instituto conta hoje com mais quatro programas próprios e duas plataformas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Conheça todos eles aqui: https://alana.org.br/#programas. Nossos conteúdos e ações estão disponíveis para serem lidos, assistidos, discutidos e utilizados da maneira que fizer mais sentido aí na sua região. 🙂

      Atenciosamente,
      Equipe Alana

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos necessários *

X