Notícias

0
Paisagem com a região do Jardim Pantanal visto de cima. Na imagem há várias casas e ao fundo há o céu azul.

O Instituto Alana atua há 26 anos no Jardim Pantanal – região vulnerável situada no extremo leste de São Paulo – por meio do programa Espaço Alana, que tem a missão de fomentar o desenvolvimento local.

Com o intuito de organizar as demandas e criar estratégias para reivindicar, junto com os moradores, a implementação de políticas públicas que beneficiem toda a comunidade, desenvolveu em 2019 alguns estudos sobre o território. Foram analisados dados sobre habitação, concentração de empregos, vulnerabilidade social, mobilidade, renda e oferta de equipamentos públicos de saúde, educação e cultura.

As informações obtidas com os estudos sobre o Jardim Pantanal resultaram na elaboração de um diagnóstico jurídico e outro socioeconômico e físico-territorial  do bairro – que evidenciam os altos índices de vulnerabilidade e a latente necessidade de apoio do poder público. 

>Acesse o diagnóstico jurídico completo: http://bit.ly/diagnostico_jurídico

>Acesse o diagnóstico socioeconômico e físico-territorial completo: http://bit.ly/socioeconomico_territorial

Mais do que identificar as complexidades e os desafios do território, o Instituto Alana busca o diálogo com diferentes atores, como moradores, instituições da sociedade civil e órgãos públicos, para que juntos contribuam para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar socioambiental da comunidade, operando na garantia de direitos – sobretudo do direito à cidade.

Foto: Márcia Duarte

Comentários ( 0 )

    Comente

    Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos necessários *

    X